As expectativas são perigosas, principalmente quando se trata de filmes. Se o público assistir a um filme com grandes expectativas, mas ficar desapontado, legiões de fãs podem abandonar o filme.
No entanto, se eles evitam um filme devido às baixas expectativas, mas o filme recebe ótimas críticas, eles podem não vê-lo nos cinemas quando souberem de sua qualidade. O filme pode não fazer tantas bilheterias quanto merece … e isso pode impedir uma franquia em potencial.
Em suma, as expectativas são importantes. No entanto, isso não significa que eles sempre sejam um problema para os filmes. Às vezes, as pessoas vão ao cinema com baixas expectativas e são agradavelmente surpreendidas. Outras vezes, eles vão com grandes expectativas, ficam desapontados, mas têm esperança de que as próximas inscrições sejam melhores.
É divertido relembrar momentos memoráveis em que o público teve expectativas muito altas ou muito baixas. Então, que tal darmos uma olhada em alguns exemplos importantes de ambos os cenários e ver se ficamos chocados ou desapontados com certos filmes?
20 Maravilhoso: Guardiões da Galáxia
Antes deste clássico de James Gunn de 2014, a Marvel Studios jogava com cautela, aderindo a filmes centrados em sua lista de primeira fase. Tudo mudou quando foi anunciado que Guardians of the Galaxy estariam chegando ao grande ecrã. E, como Korath, muitos públicos responderam com “Quem?”
No entanto, após esse sucesso de bilheteria, os Guardians se tornaram nomes conhecidos e, desde então, foram apresentados em mais três filmes (com um terceiro lançamento solo a caminho).
19 Horrível: Esquadrão Suicida
Por outro lado, o equivalente a Guardians em DC (completo com uma equipe de desajustados e trilha sonora variada) pousou com um baque decepcionante. Claro, ele arrecadou mais de $ 700 milhões em todo o mundo e nos deu a Harley Quinn de Margot Robbie, mas seus problemas nos bastidores resultaram em uma bagunça confusa de cores brilhantes, personagens subutilizados e uma abordagem bizarra do Coringa.
Engraçado, pode ser necessário o diretor do Guardians of the Galaxy , James Gunn, para salvar esta franquia com The Suicide Squad , de 2021 .
18 Maravilhoso: The Conjuring
Filmes de terror sobrenatural custam dez centavos, então o público não esperava muito deste conto de casa mal-assombrada de 2013, dirigido pelo diretor de Saw . No entanto, James Wann surpreendeu os espectadores com uma nova abordagem de alguns tropos de terror familiares, incluindo sustos de salto, possessão e exorcismo.
Embora sua sequência subsequente e incontáveis spinoffs possam não ser tão eficazes, o fato de que um filme de terror aparentemente simples gerou um universo cinematográfico prova que ele fez algo certo.
17 Horrível: a múmia
Tom Cruise é considerado uma das maiores estrelas de ação da atualidade, então quando ele foi anunciado para liderar uma reinicialização da série Mummy da Universal Picture , os fãs ficaram empolgados ao vê-lo dar uma nova vida (sem trocadilhos) à franquia, após o sucesso de Brendan Fraser corre.
Infelizmente, a Universal estava mais focada em dar o pontapé inicial em um universo cinematográfico do que em contar uma história memorável, e o fracasso comercial e crítico interrompeu o Universo das Trevas antes mesmo de começar.
16 Maravilhoso: o filme LEGO
A julgar apenas pelo título, você seria perdoado por pensar que se tratava apenas de um comercial de brinquedo estendido. No entanto, o humor acelerado, um elenco de estrelas e uma mensagem sincera no centro fizeram deste longa-metragem de animação de 2014 um dos filmes mais incríveis do ano.
Enquanto muitos ficaram irritados com a rejeição da indicação ao Oscar, o filme ainda ganhou vários outros prêmios e lançou uma franquia de filmes, um programa de TV e uma atração de filme 4-D.
15 Horrível: Fant4stic
Essa equipe de super-heróis nunca teve vida fácil na tela grande, com seu primeiro lançamento nunca sendo lançado e seus filmes dos anos 2000 recebendo críticas ruins. Tudo estava prestes a mudar quando o diretor do Chronicle , Josh Trank, se preparou para entregar uma origem mais corajosa para a Primeira Família da Marvel em 2015.
Infelizmente, as divergências relatadas de Trank com a 20th Century Fox levaram a algumas mudanças importantes no filme, que “ganhou” uma pontuação de 9% no Rotten Tomatoes e um Worst Picture Razzie.
14 Maravilhoso: Mad Max: Fury Road
A partir dos anos 90, o diretor George Miller mudou mais para franquias familiares, como Babe e Happy Feet . Então, foi um choque para todos quando trouxe um quarto filme de Mad Max aos cinemas 30 anos depois de Beyond Thunderdome .
Lidera Tom Hardy e Charlize Theron mais do que compensou a ausência de Mel Gibson, e as 10 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, ajudaram a torná-lo um dos maiores filmes de ação da década.
13 Horrível: um bom dia para morrer muito
Justamente quando parecia que Die Hard seria seguido apenas por sequências sem brilho, veio Live Free or Die Hard de 2007 . No entanto, o que deveria ter sido uma sequência mais cheia de ação e explosiva acabou sendo a mais decepcionante da franquia.
Após a visita de John McClane à Rússia para libertar seu filho afastado da prisão, A Good Day to Die Hard foi a pior apresentação teatral de muitos cinéfilos em 2013 devido ao seu roteiro pouco inspirado e sensação de alienação.
12 Maravilhoso: Bumblebee
Se Transformers de 2007 foi o melhor que Michael Bay poderia fazer, então por que a Hasbro continuou deixando-o arruinar cada vez mais uma de suas maiores propriedades? Bem, independentemente, pelo menos as rédeas foram finalmente passadas para alguém novo … alguém que sabia exatamente o que a franquia precisava: um bom tempo no cinema.
E essa é a melhor maneira de descrever o Bumblebee , com seus designs autênticos de robô, tom otimista e um desempenho de liderança vencedor de Hailee Steinfeld.
11 Horrível: Rambo: Último Sangue
Sylvester Stallone tem várias franquias em andamento que simplesmente não querem terminar, mas o único que os fãs pensaram que finalmente mudou foi Rambo . No entanto, 11 anos após o filme homônimo de 2008, que aparentemente ofereceu uma conclusão para a história imparável do veterano do Vietnã, Stallone se preparou mais uma vez para Last Blood .
Em vez de uma despedida honrosa para uma franquia de décadas, este filme excessivamente sangrento e possivelmente xenófobo desapontou fãs, críticos e até mesmo o criador de Rambo, David Morrell .
10 Maravilhoso: John Wick
Por um tempo, parecia que Matrix seria o último filme de ação válido de Keanu Reeve. Então, gângsteres russos acabaram com a vida de seu filhote e a franquia John Wick nasceu.
Com sequências de ação estilosas e uma das maiores performances de Reeves no século 21 até agora, John Wick de 2014 deixou os fãs implorando por mais. Este filme ajudou a desencadear o que está sendo conhecido como ‘Keanussaince’ para a estrela de Hollywood.
9 Horrível: Assassin’s Creed
Quebrar a temida ‘maldição do filme de videogame’ assume uma liderança talentosa, e quem melhor do que o ator indicado ao Oscar Michael Fassbender … certo?
Baseado na série mais vendida da Ubisoft, Assassin’s Creed , esta falha de ignição de 2016 tinha potencial, com Fassbender escalado como um assassino espanhol e seu descendente moderno. Mas, quando um filme do Assassin’s Creed é mais lembrado por ser esquecível e chato, você sabe que algo deu terrivelmente errado.
8 Maravilhoso: Missão Impossível: Protocolo Fantasma
Como afirmado anteriormente, Tom Cruise é uma das estrelas de ação mais assistidas deste século, e isso é indiscutivelmente mais evidente na série Missão Impossível .
Apesar da recepção sem brilho das três primeiras parcelas, assim que o público viu as prévias de Cruise escalando o Burj Khalifa, eles sabiam que tinham que ver seu novo filme. E, embora os dois filmes a seguir continuassem aumentando a aposta, foi Ghost Protocol de 2011 que atraiu o público para o lado temerário de Cruise.
7 Horrível: Vovô Sujo
Robert De Niro sempre será lembrado como um dos grandes nomes da atuação. Enquanto isso, sua comédia atrevida de 2016, Dirty Grandpa , será lembrada como uma das piores decisões de carreira feitas por um grande ator.
Co-estrelado por Zac Efron, o filme recebeu muitos nomes, mas poucos, se algum, deles eram bons (THR rotulou-o de “totalmente sem graça” ). Ele mais do que mereceu suas quatro indicações ao Razzie.
6 Maravilhoso: Kingsman: O Serviço Secreto
O gênero de espionagem é outro tipo de filme que alguns podem achar exagerado. Mas, deixe isso para um selo da Marvel Comics para servir de inspiração para uma das maiores (e mais engraçadas) aventuras de espionagem do século 21.
Estrelado por Colin Firth e Samuel L. Jackson (com uma performance extraordinária de Taron Egerton), Kingsman: The Secret Service de 2014 envolveu o público com seu humor negro e ação estilosa e gerou uma franquia que continua com a prequela de King’s Man deste ano .
5 Horrível: o paradoxo de Cloverfield
Com um filme de monstro ‘found footage’ de 2008, um acompanhamento de terror psicológico de 2016 e campanhas de marketing viral inventivas, a franquia Cloverfield de JJ Abrams continua sendo um dos universos de filmes compartilhados mais interessantes do mercado. Mas, como toda franquia, sempre há pelo menos uma decepção.
É muito ruim quando o trailer surpresa do Super Bowl LII provou ser mais divertido do que o filme real, mas The Cloverfield Paradox era uma bagunça demais para se comparar a seus predecessores superiores.
4 Maravilhoso: Paddington 2
Aqueles que não assistiram Paddington de 2014 (também vale a pena conferir) provavelmente pensaram que esse adorável filme de urso falante recebeu ótimas críticas e então seguiu seu caminho. No entanto, uma vez que a sequência de 2017 marcou 100% perfeitos no Rotten Tomatoes, eles começaram a prestar atenção.
E por que não deveriam? Com sua natureza doce e liderança adorável, Paddington 2 mereceu todos os elogios que recebeu.
3 Horrível: Holmes e Watson
Após Talladega Nights e Step Brothers , os fãs estavam mais do que prontos para ver Will Ferrell e John C. Reilly se juntarem novamente para outra comédia divertida … e eles ainda estão esperando.
O que parecia fácil ‘tornar engraçado’ os papéis para os dois atores se transformou em duas de suas piores performances. Recebendo seis indicações ao Razzie (e ganhando quatro, incluindo Pior Filme), Holmes & Watson de 2018 será para sempre uma mancha no legado de Sherlock Holmes e Dr. Watson.
2 Maravilhoso: The Angry Birds Movie 2
O filme Angry Birds não foi ótimo, mas pelo menos os fãs sabiam que não deveriam cometer o mesmo erro novamente se uma sequência surgisse. Bem, uma sequência apareceu … e surpreendeu absolutamente a todos.
Embora ainda não seja uma obra-prima animada, a sequência de 2018 trouxe melhor humor e mais diversão para todas as idades. O mais chocante de tudo é que o filme se destaca como a adaptação de videogame com maior audiência no Rotten Tomatoes, com uma pontuação de 73%.
1 Horrível: o boneco de neve
É triste ver Michael Fassbender novamente nesta lista, e ainda mais triste que essa adaptação fracassada tenha se saído ainda pior do que Assassin’s Creed .
Adaptando o romance norueguês de 2007 com o mesmo nome, The Snowman de 2017 pegou o que poderia ter sido um thriller policial envolvente e o transformou em uma mistura de más decisões criativas, atores distantes e um enredo desorganizado.