Todos os melhores filmes de espionagem geralmente têm pelo menos um de três elementos: um enredo intrigante e imprevisível, sequências de luta e ação cativantes e um personagem principal multidimensional. Quer sejam thrillers dramáticos ou tenham um toque mais cômico, os filmes de espionagem podem ser extremamente cativantes por uma série de razões.
Infelizmente, outros filmes de espionagem simplesmente não parecem se importar em criar qualquer aparência de um enredo emocionante e lógico ou um personagem com pelo menos um fragmento de história de fundo. Daniel Craig deve fazer mais um filme de James Bond ainda este ano ( ‘No Time To Die’ ), então agora parece um bom momento para revisitar esse gênero. De ‘Goldfinger’ aos recentes filmes de ‘Missão Impossível’, aqui estão 10 dos melhores filmes de espionagem de todos os tempos – e cinco dos piores.
15 Melhor: ‘Argo’ é um thriller de espionagem com muito humor em todo o conteúdo
Com base na história verídica da busca do extrator do governo Tony Mendez para salvar seis americanos que foram mantidos como reféns em Teerã, no Irã em 1979, a manobra vencedora do Oscar de Ben Affleck – centrada em um filme de ficção científica falso – foi repleta de emoção e espirituosidade momentos e falas, incluindo o inesquecível “Ar-go-f— yourself.” Surpreendente.
14 Melhor: A premissa de ‘A identidade Bourne’ nos manteve na ponta dos pés
Este filme é, sem dúvida, um dos maiores thrillers de espionagem do século 21, pois a premissa de um homem em busca de sua verdadeira identidade conquistou público em todo o mundo com seus muitos momentos de suspense (e não apenas pelo carisma de Matt Damon). Qualquer filme que começa com um homem perdido no mar é certamente emocionante.
13 Melhor: ‘Goldfinger’ apresentou algumas cenas de morte memoráveis
O charme de Sean Connery nos filmes de James Bond era inegável, mas as criativas cenas de morte em ‘Goldfinger’ são talvez o que o ajuda a torná-lo um dos melhores filmes de 007 de todos os tempos. Da morte do capanga malvado Oddjob através de um fio preso em um portão elétrico à Bond girl Jill Masterson sendo coberta de ouro, este é um clássico.
12 Pior: ‘Agente Cody Banks 2: Destination London’ foi tolo em todos os sentidos
O primeiro filme do ‘Agente Cody Banks’ nos tornou queridos por causa da natureza ingênua da estrela de ‘Malcolm in the Middle’, Frankie Muniz, mas a sequência simplesmente não adicionou muito de uma reviravolta e foi nada além de um acaso. Apenas o personagem de Anthony Anderson forneceu uma dose decente de alívio cômico, mas não foi o suficiente para salvar o filme.
11 Melhor: “The Hunt For Red October” resume a tensão da Guerra Fria
Alec Baldwin foi absolutamente legal em sua interpretação de Jack Ryan de Tom Clancy neste clássico filme de 1990, que foi ambientado no auge da Guerra Fria e viu Sean Connery interpretar um capitão de submarino soviético (com um sotaque de desenho animado, mas vamos perdoá-lo ) Jack Ryan personifica o que significa ser um herói americano.
10 Melhor: ‘Skyfall’ nos mostrou as origens de James Bond
‘Skyfall’ foi ótimo apenas pelo fato de nos dar uma olhada de perto na propriedade onde 007 cresceu. Silva, de Javier Bardem, também provou ser um vilão diabólico e terrível, ex-agente do MI6. Se alguma vez houve um filme de James Bond para assistir a fim de realmente entender o personagem, é este.
9 Melhor: ‘The Bourne Ultimatum’ dobrou nas sequências de luta
Os dois primeiros filmes de ‘Bourne’ podem ter tido algumas cenas de luta intensas, mas a terceira parcela aumentou a aposta e adicionou alguns locais mais exóticos à mistura. À medida que Jason Bourne ficava cada vez mais determinado a descobrir sua identidade, o público ficava mais envolvido com a ideia de ele espancar qualquer pessoa necessária.
8 Pior: ‘Spy Kids 3D: Game Over’ foi enfadonho além da crença
Os dois primeiros filmes ‘Spy Kids’ foram cativantes e divertidos para a família e consolidaram os Cortezes como uma família de heróis quase tão legais quanto Os Incríveis. No entanto, a terceira parcela viu Juni lutar contra um vilão conhecido como “Toymaker” ao entrar em um videogame para salvar sua irmã Carmen. Uma premissa interessante na teoria, mas terrível na prática.
7 Melhor: ‘Tinker, Tailor, Soldier, Spy’ foi simplesmente posicionado e medido
George Smiley é, sem dúvida, um dos personagens mais interessantes da história da espionagem ficcional. Sua compostura e determinação para chegar à verdade são apenas parte do que fez de ‘Tinker, Tailor, Soldier, Spy “um filme tão cativante. Adicione alguns personagens danificados à mistura e este é definitivamente um filme de espionagem para lembrar.
6 Melhor: ‘Mission Impossible: Fallout’ viu Ethan Hunt fazer acrobacias incríveis
Tom Cruise ainda tem, mesmo que esteja na casa dos 50 anos. O agente do FMI Ethan Hunt saltou edifícios, pendurou-se em helicópteros e escalou montanhas (literalmente) para salvar o mundo dos terroristas em ‘Missão Impossível: Fallout’. Quase todas as grandes sequências de ação nos deixaram na ponta dos nossos assentos.
5 Pior: ‘Nome de código: O limpador’ tinha muitos clichês e estereótipos
Cedric The Entertainer teve vários filmes engraçados, mas este simplesmente não pode fazer o corte. Ele estrela como um suposto zelador que acredita ser um agente disfarçado da CIA depois que acorda em um quarto de hotel ao lado de um cadáver e um grande maço de dinheiro. O filme se baseia constantemente em piadas superutilizadas e sequências de luta cafonas. Muito ruim.
4 Melhor: ‘Casino Royale’ captura a emoção dos jogos de pôquer de apostas altas
Se há uma coisa que é verdade sobre Casino Royale de 2006, é que a tensão entre James Bond e o vilão Le Chiffre é simplesmente palpável. Houve também uma cena fantástica de abertura em preto e branco, onde 007 extermina um chefe de estação de Praga que estava vendendo informações do MI6 esmurrando-o em um banheiro.
3 Pior: ‘Alex Rider: Operação Stormbreaker’ não fez a justiça original
O primeiro livro de Anthony Horowitz da série ‘Alex Rider’ sobre um adolescente espião britânico foi absolutamente encantador. Alex Rider usou sua vasta gama de habilidades para derrubar um ciber-radical egípcio. No entanto, a adaptação para o cinema enfraqueceu severamente a trama e apressou-a a um ritmo que era simplesmente insultuoso.
2 Melhor: ‘Spy’ tinha uma mistura arrebatadora de ação e comédia
Melissa McCarthy é, sem dúvida, uma das maiores estrelas dos últimos anos, e ‘Spy’ cimentou seu status como uma atriz hilária que é fantástica na comédia física. Sua personagem, Susan Cooper, começa como uma tímida analista da CIA que se torna uma agente de campo que não leva prisioneiros e viaja para a Europa para deter um vilão mortal.
1 Pior: ‘O Smoking’ era mais ação do que substância
Jackie Chan é indiscutivelmente uma das figuras mais cativantes das artes marciais da era do cinema moderno. No entanto, este filme de comédia de ação de 2002 passou muito mais tempo se preocupando com efeitos especiais chamativos e, portanto, sacrificou seu enredo intrigante. Muitos críticos concordaram que este foi um dos piores filmes de Chan. Nem perto de ‘Rush Hour’.