The Marvel Cinematic Universe, ou MCU, está em produção desde 2007 e tem lançado filmes na última década. Em 10 anos, fomos presenteados com 19 filmes MCU, começando com OG Iron Man em 2008 até Avengers: Infinity War deste ano . E embora gostemos de acreditar que cada filme é maravilhoso e que está cada vez melhor, nem sempre é esse o caso. Alguns filmes MCU são melhores do que outros – isso é um fato.
Bem, eu sei que esta lista será um pouco controversa. Minhas escolhas podem não se alinhar com as escolhas de outra pessoa. Eu posso ter o filme favorito de um fã chegando em # 19 na lista ou o filme menos favorito deles entre meus cinco primeiros. E, embora lamento por isso, fiz minha pesquisa. Não só assisti a todos esses filmes quando eles foram lançados (a maioria deles nos cinemas na estréia de quinta-feira à noite), mas também fiz uma reprise massiva que antecedeu a Guerra do Infinito. Todas as semanas eu me sentei com meu parceiro e assistimos a um filme MCU desde o Homem de Ferro até a Guerra do Infinito. Portanto, tenho uma compreensão muito boa do universo. Além disso, eu sei o que acontece em uma nova observação e o que não (olhando para você, doutor Estranho ).
Então, depois de uma pesquisa exaustiva, aqui está minha lista de filmes classificados do Universo Cinematográfico da Marvel, começando com o avanço rápido no número 19 até assistir ao primeiro lugar.
19 O incrível Hulk
Lembra como eu disse que fiz um rewatch MCU completo antes do Infinity Wa r para que eu estivesse totalmente preparado e bem pesquisado? Bem, adivinhe qual filme não fez o corte? O incrível Hulk.
Eu acho que é um fato bem conhecido pelos fãs da Marvel em todos os lugares que The Incredible Hulk é o pior filme MCU de todos os tempos. Para começar, a Marvel teve que reclamar os direitos do Hulk da Universal, que fez um filme do Hulk em 2003. Em vez de fazer uma sequência para o Hulk da Universal, MCU decidiu reiniciar a franquia.
Um crítico chamou de “o renascimento menos necessário de um super-herói da tela grande”. O filme não foi um grande fracasso de bilheteria, mas também não foi um sucesso. Os fãs amaram o Homem de Ferro e O Incrível Hulk empalideceu em comparação. Outro crítico se referiu ao filme como O “Adequat Hulk”, o que parece adequado.
Até a Marvel admite que esse não foi um grande sucesso. A conversa sobre uma sequência pairou por aí por um tempo, mas já se passaram 10 anos e ainda não recebemos outro filme solo de Hulk. Além disso, Edward Norton, que interpretou o Hulk neste filme, foi substituído por Mark Ruffalo. Parece que o MCU quer fingir que este filme nem existe e estou a bordo disso.
18 Thor: O Mundo Obscuro
A franquia Thor é sobre picos e vales para mim. O primeiro Thor foi muito bom. Não foi o melhor filme de MCU de longe, mas Chris Hemsworth se segurou; ele era cômico e cheio de ação. E foi uma boa introdução ao Deus do Trovão. E o terceiro filme de Thor, Ragnarok, foi incrível. Mas então temos este filme no meio, Thor: The Dark World, que meio que caiu por terra.
Adequado ao título, Thor: The Dark World é basicamente o ponto escuro da trilogia Thor que todos nós gostaríamos de esquecer. Para começar, o filme passa muito tempo tentando nos ensinar sobre os elfos negros, magia antiga, outros reinos, armas alienígenas e assim por diante. Era muito ficção científica e não de um jeito bom. E então os tempos na terra, onde nós entendemos o que está acontecendo, eram meio chatos. Não é divertido assistir Natalie Portman andando deprimida e em negação. E mesmo quando ela voltou a se encontrar com Thor, é como se eles tivessem esquecido que deveriam estar apaixonados. A luz brilhante neste filme era Loki e eu gostaria que tivéssemos conseguido mais dele.
17 Doutor Estranho
Sei que essa classificação vai incomodar algumas pessoas. Mas acredite em mim quando digo que Doctor Strange merece ser 17/19 na escala MCU. Não é um bom filme! Eu amo um pouco de Benedict Cumberbatch tanto quanto qualquer outra pessoa, mas não. Rachel McAdams é minha favorita e Tilda Swinton é mágica (mesmo que seu elenco tenha sido muito controverso). Mas este filme não se sustenta em uma nova exibição.
Nos cinemas, fiquei um pouco confuso com o fato de que o herói começou bastante desagradável e todos os efeitos 3D eram impressionantes. Mas vendo isso no meu sofá muitos meses depois, eu mal podia esperar para que isso acabasse.
Steven Strange não é alguém por quem você queira torcer. O vilão é totalmente subdesenvolvido.
O Antigo de Tilda Swinton é simplesmente confuso e todos os efeitos parecem piegas. Não achei Benedict Cumberbatch cativante o suficiente para me preocupar. Ele tem a arrogância de Tony Stark, mas sem nenhum charme ou coração por baixo. Eu sei que uma sequência está para acontecer, mas eu realmente espero que eles reconsiderem. Nós temos magia e coisas alienígenas o suficiente acontecendo com Thanos e sua equipe que eu realmente não preciso de mais. E especialmente com um herói tão ruim no comando.
16 Homem de Ferro 2
Vou ser honesto: as sequências do Homem de Ferro foram bastante intercambiáveis para mim. Quando estava montando minha lista de classificação, não conseguia nem lembrar o que aconteceu em Homem de Ferro 2 vs Homem de Ferro 3 . Então eu pesquisei o enredo e decidi que o Homem de Ferro 3 era um pouco mais memorável. E é por isso que o Homem de Ferro 3 venceu o Homem de Ferro 2 .
Com o sucesso do primeiro Homem de Ferro , o MCU começou imediatamente a trabalhar em uma sequência, o que eu entendi, porque as sequências parecem o próximo passo natural para uma franquia de super-heróis. Mas este ficou estranho. É quase como se houvesse muitos vilões e Tony saiu dos trilhos. Tony, que descobre que está morrendo, decide voltar a ser um jovem imaturo de 16 anos e viver de forma imprudente. Em vez de, não sei, usar seu grande cérebro brilhante e todo o seu dinheiro para tentar consertar o problema. E então tivemos o governo que queria que Tony entregasse sua tecnologia, Justin Hammer de Sam Rockwell, que estava com ciúmes do sucesso de Tony, e o louco Ivan Vanko (interpretado por Mickey Rourke), que parecia apenas instável. Houve muita confusão e acrobacias estranhas neste,Homem de Ferro.
15 Homem de Ferro 3
Então, a razão pela qual o Homem de Ferro 3 saiu à frente do Homem de Ferro 2 é que eu me peguei balançando a cabeça enquanto lia o enredo. “Oh sim, eu me lembro disso acontecendo! Foi um bom momento.”
Um dos grandes pontos da trama deste filme é Tony lidando com seu PTSD pós-Vingadores. E embora normalmente não adicionemos uma camada de saúde mental a um filme de ação de super-heróis, eu realmente amei isso. Foi uma experiência tão real e humana. Além disso, foi uma ótima maneira de vincular os filmes uns aos outros.
Eu também acho que este filme fez um bom trabalho ao combinar algumas coisas sérias, como o PTSD de Tony e o vírus Extremis, com momentos cômicos como a revelação do Mandarim como um ator bobo e Tony trabalhando com um garoto para consertar seu terno.
O vilão deste filme, Killian, foi ótimo e a cena final do petroleiro foi lindamente coreografada. O Homem de Ferro 3 foi uma boa vitória depois que o Homem de Ferro 2 meio que caiu por terra. Alguns críticos criticaram o filme por ter muitos elementos CGI e emoção insuficiente. Embora eu não esteja pronto para criticar o filme, também não estou delirando sobre isso.
14 Thor
Se não contarmos com O Incrível Hulk (o que eu realmente não quero), Thor foi nossa próxima apresentação a um Vingador. Era o MCU se ramificando e dizendo que eles não eram apenas um pônei de um truque com o Homem de Ferro. Eles estavam prontos para enfrentar todo o universo dos quadrinhos e nos trazer mais heróis. E valeu totalmente a pena com Thor.
Acho que este filme funcionou tão bem porque o foco estava em Thor na terra e seu martelo – os dois grandes pontos da trama que precisamos saber para filmes futuros. Não nos confunda com uma tonelada de história ou reinos alienígenas – apenas mantenha as coisas simples.
Assistir Thor reagir às coisas na terra, como pedir um café em uma lanchonete, é hilário. Ver caras em caminhões tentando arrancar o martelo do chão é hilário. E essa é a melhor parte de Thor e do MCU em geral – eles sabem como encontrar a comédia em um filme de ação. Eu também adoro que este filme comece com Thor sendo banido para a Terra porque ele ainda não está pronto para ser rei. É bom ver um herói danificado e ainda não totalmente perfeito. Para ser honesto, a parte deste filme que eu acho que falha é na verdade a história de amor entre Thor e Jane (Natalie Portman). Parece um pouco forçado.
13 Guardiões da galáxia
Você pode levantar o queixo do chão agora. Eu sei que todo mundo delira com os Guardiões , mas sinto muito – eu não amei esse filme! Acho que um dos grandes problemas era todo o hype. Lembro-me de ouvir tanto hype sobre como esse filme era incrível e que era o favorito de todos. Então eu vi e pensei: “Meh!” Só não me surpreendeu como pensei que faria. Era quase como se o estilo de filme estivesse errado para mim. Eu gostei de todas as brincadeiras espirituosas. Vin Diesel como Groot e Bradley Cooper como Rocket Raccoon são ambos hilários e bons papéis para esses caras. E Dave Bautista como Drax é incrível. Mas eu acho que muitos momentos cômicos foram perdidos. T
O enredo também não era meu favorito. Parecia um filme de super-herói de baixo orçamento.
Eles não entregaram comédia ou ação, na minha opinião. Então, embora eu não ame esse filme, eu amo alguns dos personagens que tiramos dele. Se não fosse por Drax, Rocket e Groot, eu provavelmente estaria classificando este filme bem abaixo, o que é surpreendente, porque deveriam ser os protagonistas Peter Quill (Chris Pratt) e Gamora (Zoe Saldana) que fizeram o filme mas eles não.
12 Guardians Of The Galaxy Vol 2
Ok, estou pronto para as críticas novamente. Eu sei que muitas pessoas amaram o filme Guardians . Mas eu não sou uma dessas pessoas. Eu amo a brincadeira. Eu amo Drax e Rocket Raccoon. E adoro a introdução do Mantis neste filme. Mas o enredo real eu achei meio ridículo e não tão envolvente.
Nenhum dos vilões parece vilão o suficiente. E nem todas as piadas são tão engraçadas. Eu geralmente amo a mistura de comédia e ação nos filmes MCU, mas acho que os filmes dos Guardians erram o alvo. Eu classifiquei Guardiões 2 acima de Guardiões 1 principalmente por causa do Mantis. Suas cenas com Drax são algumas das minhas favoritas. Eu também gosto do enredo pai-filho; não com o Ego de Kurt Russell, mas com Yondu e Peter.
Yondu se sacrificando por Peter foi tão comovente e um bom elemento emocional para este filme. Foi divertido ver esse bando de desajustados interagir uns com os outros, mas ainda não acho que os filmes dos Guardians sejam meu estilo. Eu sinto que eles erraram o alvo tanto na ação quanto na comédia. Não é que eu não tenha gostado de assistir Guardians of the Galaxy Vol 2, mas acho que poderia ter sido melhor.
11 Homem Formiga
O Homem-Formiga é um filme que eu não estava muito animado para ver. Achei meio ridículo ter um super-herói com os poderes de uma formiga. Parecia um exagero. E fazer de Paul Rudd um super-herói também parecia exagero. Mas eu vi e gostei muito. E então eu assisti novamente levando ao Infinity Wa r, e eu AMEI.
Este filme é muito melhor em um rewatch!
Michael Peña como Luis é o personagem que se destaca e eu iria seriamente assistir a um filme inteiro só sobre ele. E toda a sequência do treinamento de Scott com Hank (Michael Douglas) e Hope (Evangeline Lily) foi histérica, mas também muito legal. Eu estava totalmente errado sobre os poderes de uma formiga – um superpoder tão bom! É sempre bom ter um super-herói com alguma bagagem e um ótimo timing cômico. Eu gostava que Scott tivesse uma filha e um ex com quem ele tinha que lidar. E ele estava na prisão! Gosto dos meus super-heróis um pouco cansados e reais. O enredo e o vilão não me surpreenderam, mas todo o trabalho do personagem compensou isso. Estou realmente ansioso para ver o Homem-Formiga novamente neste verão e espero que Luis seja destaque.
10 Capitão América: o primeiro vingador
Adorei o primeiro filme do Capitão América. Para algumas histórias, vimos o conto da origem repetidas vezes (olhando para você, Homem-Aranha). Mas este era um que não tínhamos visto muito antes. E por mais assustador que fosse ver Chris Evans em um minúsculo corpo CGI, foi uma transformação muito legal quando ele se tornou o Capitão América.
Adorei o romance que começou com Peggy Carter e a amizade de toda a vida com Bucky. Foi um filme tão saudável! E em uma época em que os super-heróis supostamente são realmente sombrios ou cheios de comédia, Steve Rogers encontra uma maneira de não ser nenhum dos dois e ainda ser divertido de assistir. Adorei todas as cenas de Cap saindo com sua equipe para impedir vários ataques de Hydra. E a cena do trem em que perdemos Bucky? Tão comovente. Se você não ofegou ou derramou uma lágrima, você pode não ser humano. E Cap se sacrificando no final enquanto prometia uma dança a Peggy?
Ah, estou chorando só de pensar nisso! Este filme tinha coração – algo que nem sempre se consegue em filmes de ação ou de super-heróis. E o coração vai longe – até a posição # 10 nesta lista!
9 Capitão América guerra civil
Podemos ser honestos? Este filme foi basicamente um Avengers 2.5. Eu tinha que ficar me lembrando que era um filme do Cap, porque todo super-herói vivo chegou a este.
Embora possa ser opressor com tantos personagens grandes tentando ganhar tempo na tela, eu realmente acho que o Capitão América: Guerra Civil fez um ótimo trabalho em equilibrar o tempo na tela e contar a história. Meu único grande problema com este filme? O vilão.
Helmut Zemo (o nome mais estranho de todos os tempos) parece ter o plano mais confuso e difícil de tentar fazer com que os Vingadores se voltem contra os outros.
Ele quase parecia desnecessário. Ter apenas os Acordos de Sokovia como o ponto crucial da trama teria sido o suficiente. E revelando quem matou os pais de Tony – o que foi um ótimo complemento para o drama.
Eu amei a grande cena de batalha no aeroporto – mais por seus momentos cômicos. E adorei trazer T’Challa (Pantera Negra) para a luta. O que me confundiu, é que fiquei do lado de Tony em grande parte desse filme. Não era para ser um filme do Cap? Enquanto Cap ainda era todo coração, eu me peguei questionando muitas de suas ações e decisões.
8 Vingadores: Guerra do Infinito
Eu sei, é outra escolha controversa; todo mundo amava o Infinity War . Quebrou todos os recordes de bilheteria. Eu até vi duas vezes no fim de semana de estreia. Mas, apesar de tudo isso, ainda acredito que ele pertence ao número oito desta lista.
Enquanto a Guerra Civil conseguiu trazer muitos personagens e dar a eles tempo suficiente na tela, a Guerra do Infinito não o fez. Fiquei arrasado por termos apenas uma cena real com Shuri e algumas falas de Okoye. Falcon conseguiu falar? E a Natasha? Parecia muita gente para caber em um filme de três horas. E onde passamos a maior parte do nosso tempo? Com os Guardiões, que acho que não precisam de mais tempo na tela. Se fosse um filme dos Guardiões, eu entenderia. Mas é um filme dos Vingadores e eu queria ver mais da equipe principal.
O filme era todo sobre Thanos, o que faz sentido dado seu plano vilão de destruir metade do mundo. Mas, visto que mal passamos algum tempo com o grande vilão roxo, parecia estranho tentar investir tanto em sua história em um único filme. Eu precisava deles para construir isso. A luta no final foi épica. A parceria de Thor com Rocket e Groot foi incrível. O poder das pedras era muito legal. Mas dar o pontapé inicial para todas essas pessoas que conhecemos tem sequências por vir? Ridículo. E aquela cena com Tony e Peter quase me quebrou. Não me faça assim, MCU.
7 Homem de Ferro
Aquele que começou tudo! É claro que eu tenho que ter o Homem de Ferro com uma classificação bem alta. Todo o MCU não existiria se não fosse pelo sucesso do Homem de Ferro .
Agora, estou em uma idade em que Robert Downey Jr é o Homem de Ferro e é isso.
Não me lembro de seus problemas com drogas, problemas conjugais ou períodos de reabilitação. Para a minha geração e para aqueles depois de mim, só conhecemos RDJ como Homem de Ferro. E esse foi um elenco realmente bom. RDJ é o Homem de Ferro perfeito. Ele interpreta um bilionário gênio ligeiramente perturbado, mas ainda assim encantador.
Eu amo todas as cenas na caverna com Tony e Yinsen enquanto eles constroem o primeiro traje do Homem de Ferro do zero. Trazer Phil Coulson da SHIELD foi uma grande jogada neste filme também. Para ser honesto, o verdadeiro vilão deste filme, Obadiah Stane, é meio plano. Eu não poderia distingui-lo de uma linha agora. Mas este filme era mais sobre apresentar um super-herói ao mundo, assistir Tony assumir esse manto, ver o que o Homem de Ferro poderia fazer e preparar para o nascimento de todo um universo de super-heróis. E acertou em cheio nisso!
6 Vingadores: Era de Ultron
Eu realmente gostei de Avengers: Age of Ultron. Os filmes dos Vingadores são como ir a um festival de música e todos os seus artistas favoritos estão lá. Podemos ver todos que amamos e vê-los interagir uns com os outros. Este foi especialmente divertido porque realmente tivemos muito da dinâmica da equipe. Aquela cena de abertura em que Cap diz: “Language!” e todos eles falam dele sobre isso? Isso é adorável!
Eu também acho que todas as novas adições à equipe são ótimas: Wanda, Pietro e Vision. Todos eles são personagens fortes e trazem coisas novas para a equipe. Eu amo que o vilão não seja apenas um homem louco que surge do nada, mas na verdade da criação de Stark e Banner. Eu também acho que a batalha final em Sokovia é muito boa na tela. É um conflito que realmente envolve o público e é impressionante ver os Vingadores salvando uma cidade inteira.
Claro, as partes mais memoráveis deste filme não são necessariamente as cenas de ação. São mais os dilemas morais que funcionam bem. Eu gosto desse aspecto, mas posso definitivamente ver como as pessoas que estão aqui para a ação podem ficar mais decepcionadas. E, no que me diz respeito, esse é o número máximo de super-heróis que deveríamos colocar em um filme.
5 Homem-Aranha: Homecoming
Eu realmente amei o novo filme do Homem-Aranha. Depois de ter vivido duas franquias anteriores do Homem-Aranha, eu me perguntei por que a Marvel estava indo atrás disso tão logo Tobey Maguire e Andrew Garfield assumiram o papel. Mas eles foram em frente e valeu a pena.
Para começar, eles fizeram do Homem-Aranha um garoto de 15 anos otimista e enérgico, em vez de um estudante universitário sombrio e temperamental.
Além disso, eles ficaram longe da história de origem exagerada e bem conhecida. Fiquei preocupado quando eles escalaram Tom Holland – um jovem ator desconhecido – ele poderia levar este filme? Absolutamente!
Tom foi tão bom nesse papel. Este filme entregou alguns grandes momentos cômicos e retratou o ensino médio sem ser super kitsch ou como algo que você veria na CW. Michael Keaton era um vilão incrível, e tê-lo como o pai de Liz foi extremamente brilhante. Marisa Tomei como tia May também foi muito boa. Normalmente vemos tia May como uma mulher idosa, então essa foi uma boa mudança. Eu amei Tony Stark como o mentor e no papel paternal. E eu realmente amei que o melhor amigo de Peter, seu interesse amoroso e MJ foram interpretados por pessoas de cor (vitórias por representação!). Houve algumas cenas de ação incríveis, como o resgate de elevador e a balsa. Mas a cena final, Homem-Aranha vs. Abutre, não foi tão difícil.
4 Vingadores
Os primeiros Vingadores foram uma grande vitória para mim. Foi a primeira vez que o MCU reuniu uma banda de super-heróis, ao invés de apenas se concentrar em um, e realmente funcionou. Foi muito divertido ver o Homem de Ferro, o Capitão América, a Viúva Negra, o Gavião, o Hulk e Thor trabalhando juntos. E ainda mais divertido que todos eles estavam lutando contra Loki, que é um vilão divertido de assistir.
Este filme acerta tudo em termos de uma linha de heróis de estrelas e um vilão memorável.
Loki é alguém que amamos dos filmes de Thor, então já investimos nele. O problema com a maioria dos vilões é que não nos importamos com sua história e não investimos neles, pois eles estão por perto apenas para um filme. Mas Loki é alguém que tem uma história conosco e é um vilão pelo qual podemos torcer. Claro, queremos que os Vingadores ganhem. Mas também não queremos que Loki perca. Também foi bom ver os Vingadores lutando para cuidar de Loki. Mas é claro, todos eles se unem para lutar contra os Chitauri e salvar Nova York. Embora este filme certamente tenha uma grande ação, ele também deixou espaço para muito drama e até alguma comédia.
3 Thor: Ragnarok
Falando em comédia, isso me leva ao terceiro lugar na minha lista, Thor: Ragnarok . Eu não tinha certeza do que esperar ao entrar neste terceiro filme de Thor após o segundo tipo de queda. Mas Thor: Ragnarok totalmente entregue!
Assim como o Thor de Chris Hemsworth ganhou um novo visual com seu corte de cabelo, o mesmo aconteceu com a franquia Thor.
Estou assumindo que Chris ganhou o papel de Thor baseado principalmente no fato de que ele se parece com um deus. Mas então eles descobriram que não só Chris pode entregar a ação, mas ele também é muito engraçado. Então eles se inclinaram e criaram um filme engraçado, mas também cheio de ação.
Jeff Goldblum é hilário e todo o tempo gasto em Sakaar é tão bem passado. O Hulk é um ótimo complemento para as aventuras de Thor. Valquíria é incrível. E é bom ver Loki e Thor trabalharem juntos, mas não confiarem um no outro. Hela é uma grande vilã principalmente porque Cate Blanchett é uma deusa. Portanto, todo este filme realmente oferece! Não quero dizer que o enredo de amor de Natalie Portman estava arrastando a história de Thor para baixo, mas parece ser o caso. Isso prova que um filme de super-herói nem sempre precisa incluir uma donzela em perigo.
2 Capitão América: O Soldado Invernal
A franquia Capitão América foi a mais surpreendente para mim. Eu nunca teria imaginado que uma sequência de um Vingador que eu nem gosto tanto (desculpe, capitão!) Entraria em segundo lugar na minha lista. Mas é verdade. Capitão América: O Soldado Invernal é meu segundo filme MCU favorito e eu recomendo que todos assistam ou assistam novamente.
Como os primeiros filmes do Capitão América, este é todo coração.
Cap não consegue aceitar que seu amigo tenha ficado mal. Com tantos super-heróis cansados rondando o MCU, é bom ter alguém como Cap com uma forte bússola moral. Falcon, um dos meus personagens favoritos, é incrível neste filme. E é bom ver Natasha e Cap trabalhando juntos também. Eu adoro o fato de Hydra ser a vilã disso – uma vilã que conhecemos bem e que sempre volta para nos assombrar. Eu amo todos os hijinks disfarçados e não saber quem é SHIELD e quem é Hydra.
É um filme muito divertido com um grande enredo e um bom vilão. Além disso, ter Bucky à beira de ser mau e bom é realmente agradável de assistir. Quando conheci meu parceiro e ele me disse que era seu filme favorito de todos os tempos, eu ri. Mas depois de assistir algumas vezes, eu entendo totalmente o que ele quer dizer.
1 Pantera negra
Por favor, rufem os tambores! O filme número um do Universo Cinematográfico da Marvel é Pantera Negra !
O Pantera Negra foi incrível. Tudo está certo sobre este filme. O MCU criou o universo mais incrível em Wakanda – quase como JK Rowling criando o mundo de Harry Potter e Hogwarts. O design do cenário e todas as opções, de figurinos a sotaques, foram muito bem feitos.
Estamos acostumados a ver a África retratada como pobre, atrasada e outra. Mas Wakanda era o oposto completo. Eles não esperaram que um homem branco entrasse e os salvasse – eles se salvaram.
Eu amei toda a cultura e tradições. As personagens femininas eram incríveis. Eu assistia a um filme inteiro sobre Okoye ou Shuri. Eu adorei o fato de Shuri, um WOC, ser o cérebro por trás de tudo. E então havia Killmonger como o vilão, interpretado tão bem por Michael B Jordan. Ele era tão identificável, com sua história de colonização. Sua história foi alimentada pela raiva, mas com razão.
Para ser honesto, o personagem que menos entregou para mim foi T’Challa, e isso quer dizer algo porque eu ainda acho ele incrível. Mas o elenco de apoio, o roteiro, o enredo e todos os pequenos detalhes levaram este filme a ser o melhor de todos os tempos.
Wakanda para sempre!