As histórias em quadrinhos, como obras originais impressas no formato de 6 5/8 x 10 1/4 polegadas, foram lançadas na década de 1930. Nas décadas que se seguiram, os filmes baseados em histórias em quadrinhos entraram e saíram da moda. Hoje em dia, eles dominam a tela prateada. Mas, isso não significa que todos eles sejam dignos de tomar nosso dinheiro e tempo.
Mesmo grandes nomes como Marvel e DC Comics cometeram erros quando se tratou de colocar personagens amados e suas histórias na tela – e marcas menos conhecidas como Dark Horse Comics obtiveram grandes sucessos.
Ao longo do caminho, as definições sobre o que um filme de história em quadrinhos poderia ser também mudaram. Muitos dos filmes em nossa lista foram inovadores, filmes que levaram o público a um passeio que eles nunca haviam experimentado antes, enquanto outros divertiam com grandes histórias e representações que pareciam surgir no momento certo.
Aqui está nossa visão de alguns dos melhores e dos piores.
20 Pior: Howard The Duck (1986)
Se você tirar tudo que é legal sobre quadrinhos e filmes de super-heróis – os incríveis efeitos especiais, as super habilidades, uma ótima história – você pode acabar com Howard The Duck . O filme essencialmente segue as aventuras supostamente malucas de Howard, que por acaso é um pato, em torno de Cleveland. Porque? é a maior questão.
19 Melhor: Avengers Endgame (2019)
Por onde começamos? Isso amarrou as pontas soltas no MCU, deu finais adequados e satisfatórios para personagens que (soluços!) Sabíamos que estavam saindo, e nos deixou com um futuro de super-heróis para esperar na Fase 4. Isso fez homens endurecidos chorarem. O que mais poderíamos pedir de um filme de super-herói que encerrou uma era?
18 Pior: Batman V Superman: Dawn Of Justice (2016)
É o primeiro filme de ação ao vivo a apresentar Batman e Superman juntos, e a primeira versão em filme ao vivo da Mulher Maravilha. Mas, isso não salva essa bagunça embaraçosa, com uma versão sombria do Morcego que tem um grande problema quando o Superman destrói um de seus edifícios. (Não é como se ele não tivesse explodido uma ou duas coisas …) Nem nos fale sobre Lex Luthor.
17 Melhor: Blade (1998)
Este é o filme que deu início a tudo, ou melhor, reiniciou o gênero de quadrinhos após o fiasco de Schumacher Batman & Robin . Sombrio, violento e dominado por Wesley Snipes em seu auge, a elegante adaptação de quadrinhos preparou o terreno para os filmes de quadrinhos para adultos que viriam depois.
16 Pior: Aço (1997)
A premissa parece boa. A ex-estrela da NBA Shaquille O’Neal estrela como John Henry Irons, um engenheiro que faz uma roupa de super-herói para combater o crime. Foi baseado na história em quadrinhos de mesmo nome, mas por algum motivo o pessoal do cinema da Warner Bros. achou que seria uma ótima ideia adicionar cenas de Shaq fazendo seus movimentos de basquete nesta história idiota.
15 Melhor: Hellboy (2004)
A primeira visão de Guillermo Del Toro sobre o personagem criado por Mike Mignola foi tudo o que a reinicialização de 2019 não era. Tinha uma história ótima, até mesmo épica, com personagens atraentes e vilões ainda mais memoráveis, todos colocados na tela com o toque exclusivamente escuro e de pesadelo de Del Toro.
14 Pior: O Espírito (2008)
Saindo depois do sucesso Sin City , e apesar de estrelas como Eva Mendes, Scarlett Johansson e Samuel L. Jackson, Frank Miller escreveu e dirigiu este fracasso. Baseada na história em quadrinhos do jornal The Spirit, de Will Eisner, a história de detetive neo-noir não era muito adequada para a abordagem sombria e ultra-violenta de Miller.
13 Melhor: Mulher Maravilha (2017)
Este é o filme que provou que as super-heróis femininas podem enfrentar vilões – e as bilheterias. A diretora Patty Jenkins marcou uma vitória muito necessária para o DCEU com esta história de origem estrelando o feroz e escultural Gal Gadot. Warner espera poder repetir o efeito com a sequência, Mulher Maravilha 1984 , prevista para chegar às telas no verão de 2020.
12 Pior: Lanterna Verde (2011)
Hoje em dia, até Ryan Reynolds pode rir dessa adaptação maçante dos mitos do Lanterna Verde para a tela. Embora Ryan tenha seu charme usual, com uma bolha verde como vilão e nenhum outro personagem interessante, o resto da história não dá certo. Mas ei, ele conheceu a esposa e melhor amiga Blake Lively no set, então ele pode considerar isso uma vitória afinal.
11 Melhor: Deadpool (2016)
Parece que Ryan Reynolds nasceu para desempenhar o papel de Deadpool irreverente e irreverente. O filme quebrou a maldição da classificação R da indústria do cinema, faturando mais de US $ 360 milhões no mercado interno e oferecendo uma nova maneira de fazer filmes de quadrinhos para maiores de 18 anos. Em uma reviravolta do destino, o MCU está até permitindo que Deadpool permaneça ativo ao lado da mega franquia.
10 Pior: Jonah Hex (2010)
Josh Brolin certamente provou seu valor no mundo dos quadrinhos desde então, mas sua vez como Jonah Hex, o caçador de recompensas que volta de uma experiência de quase morte com poderes para ressuscitar temporariamente os mortos, não foi suficiente para gerar interesse no filme sem brilho. Apesar de um elenco de apoio que incluía John Malkovich, é um caso estranho e duro.
9 Melhor: Pantera Negra (2018)
Ryan Coogler conseguiu fazer história dentro do MCU com esta adaptação da história do Pantera Negra que atingiu todas as notas certas. Questões políticas atuais estão entrelaçadas no roteiro, com cenários e figurinos de arregalar os olhos, uma trilha sonora afrocêntrica e fortes atuações da estrela Chadwick Boseman e Michael B. Jordan como o vilão Killmonger ancorando um sólido elenco de apoio.
8 Pior: The Amazing Spider-Man 2 (2014)
A primeira trilogia do Homem-Aranha foi inovadora. O segundo tentou reinventar a roda, e o segundo filme da tríade abandonada estava abarrotado de personagens secundários que obviamente se destinavam a filmes futuros. Como resultado, a história era fraca. Adicione o fato de que o público simplesmente não pareceu achar a opinião de Andrew Garfield sobre Peter Parker tão atraente quanto a de Maguire, e não é nenhuma surpresa porque o filme caiu rapidamente no esquecimento.
7 Melhor: Homens de Preto (1997)
O primeiro filme Men In Black foi divertido e deixou uma marca no gênero de quadrinhos, que até então era dominado por uma tarifa bastante séria. A combinação de ação, comédia e efeitos especiais fez do filme de Will Smith / Tommy Lee Jones, dirigido por Barry Sonnenfeld e F. Gary Gray, um sucesso.
6 Pior: Mulher-Gato (2004)
Nem mesmo Halle Berry em um macacão apertado poderia salvar este desastre de trem de um filme. Berry ganhou o Prêmio Razzie naquele ano de Pior Desempenho, mas o mesmo crédito pelo fracasso do filme tem que ir para o roteiro e efeitos CGI de aparência idiota. É um desperdício de uma boa estrela.
5 Melhor: The Dark Knight (2008)
O segundo da trilogia Batman de Christopher Nolan , este é o filme que fez de Heath Ledger um nome familiar e cimentou a versão cinematográfica mais corajosa e realista de Batman / Bruce Wayne Nolan estabelecida em Batman Begins . Foi uma partida extremamente bem-sucedida do Batman dos desenhos animados dos anos de Joel Schumacher e elevou a fasquia quando se tratava de arte em filmes de quadrinhos.
4 Pior: Elektra (2005)
Jennifer Garner tem um charme inegável na tela, mas não se traduz bem no papel de uma heroína de ação. Com experiência em dança, ela está mais do que pronta para a parte de ação. Quando se trata da ideia de retratar um assassino perigoso, porém, ela simplesmente não consegue reunir ameaças suficientes na tela.
3 Melhor: Sin City (2005)
Estrelado por um maltratado Mickey Rourke, junto com Bruce Willis e Jessica Alba em um elenco poderoso, o cineasta Robert Rodriguez (com uma cena dirigida por Quentin Tarantino) adaptou a história em quadrinhos de Frank Miller com uma combinação impressionante de cinematografia em preto e branco e efeitos de tela verde que melhoram a ação. Mas foi apenas uma novidade? A sequência, Sin City: A Dame to Kill For não conseguiu recriar a magia.
2 Pior: Ghost Rider (2007)
A história conta que Nicholas Coppola amava tanto os quadrinhos que mudou seu sobrenome para Cage em homenagem ao Luke Cage da Marvel. Mas, como um super-herói demoníaco, e ainda por cima com o interesse amoroso de Eva Mendes, ele simplesmente não gera o tipo certo de calor para fazer o papel do Ghost Rider funcionar para ele.
1 Melhor: Logan (2017)
A Marvel quebrou nossos corações com o filme que encerra o arco da história de Wolverine de Hugh Jackman, junto com o de Charles Xavier de Patrick Stewart. Em uma linha do tempo distópica, não nascem mais mutantes, e Wolverine está passando como motorista de limusine, cuidando de Xavier, de 90 anos. Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro por um bom motivo.