Ao pensar em uma década para grandes filmes de ficção científica, muitos cinéfilos apontam para os anos 80. Precisa de provas? Lembra-se de pequenos filmes como ET the Extra-Terrestrial , Back to the Future e Blade Runner ? Claro que sim, assim como muitos fãs de ficção científica ao redor do mundo.
Infelizmente, devido ao sucesso da década com o gênero, isso inspirou muitos cineastas a produzir cópias preguiçosas de melhores filmes (ou apenas filmes ruins em geral), resultando em muitos fãs de ficção científica sendo sugados para ver filmes terríveis. Também houve muitos bons filmes que podem não alcançar a mesma fama de Star Wars ou Alien , mas ainda assim mereciam ser assistidos.
Hoje, vamos dar uma olhada em alguns exemplos de ambas as instâncias para educar os fãs de ficção científica novos e antigos sobre o que fazer e o que não fazer nos anos 80.
20 Lixo: Star Trek V: The Final Frontier
Provavelmente o pior filme da franquia, The Final Frontier viu a equipe da Enterprise se unir ao meio-irmão de Spock em uma jornada ao centro da galáxia para encontrar Deus. Embora isso pudesse ter sido interessante, o filme sofreu com uma história e ação ruins.
Felizmente, o diretor de The Wrath of Khan , Nicholas Meyer, voltou para dar ao elenco original uma homenagem final com The Undiscovered Country, de 1991 .
19 Lixo: Superman IV: A busca pela paz
E pensamos que Superman III seria o ponto baixo da franquia. Listado não apenas como um dos piores filmes de super-heróis de todos os tempos, mas também como um dos piores filmes em geral, Superman IV pode ter estado em busca da paz, mas tudo o que conseguiu foi o ódio dos telespectadores em todos os lugares.
Infelizmente, embora Superman retornasse em 2006 com um orçamento maior, ele também não poderia salvar a franquia.
18 Lixo: Howard, o Pato
Conhecido como uma das criações mais bizarras da Marvel, Howard, um pato antropomórfico cínico e fumegante, teve seu próprio filme em 1986. E, com George Lucas como produtor executivo, muitos provavelmente pensaram que seria maluco o suficiente para funcionar. Bem, isso não aconteceu.
Vencedor de quatro Razzies, incluindo Worst Picture (empatado com Under the Cherry Moon ), Howard the Duck permanecerá para sempre uma mancha na história do cinema de quadrinhos. Pelo menos Seth Green está fazendo justiça a ele no MCU.
17 Vale a pena: Flash Gordon
Um clássico exagerado do Technicolor, Flash Gordon dos anos 80 continua a ser amado por muitos por sua criatividade, humor e trilha sonora produzida pelo Queen. É uma pena que muitas pessoas não o viram durante sua exibição teatral.
Após a luta de um jogador profissional de futebol contra o imperador alienígena Ming, o Impiedoso, o filme pode ser difícil de levar a sério, mas é por isso que é tão divertido. Esperançosamente, a próxima reinicialização fará justiça a esta obra-prima de ficção científica.
16 Lixo: Godzilla 1985
Um re-corte do filme japonês The Return of Godzilla (que foi desenvolvido como uma sequência direta do clássico de 1954), Godzilla 1985 trouxe de volta Godzilla, Rei dos Monstros! estrela Raymond Burr pelo que Roger Ebert chamou de “um filme ruim com aspirações de ser um bom filme ruim”.
Confie em nós quando dizemos que o filme original japonês é a melhor versão.
15 Lixo: The Fly II
O remake de The Fly, de 1986, de David Cronenberg, pode ser literalmente difícil de engolir devido ao seu horror corporal bruto, mas continua a ser uma obra-prima de terror, e os fãs o consideraram muito superior ao original. Hollywood viu seu sucesso como uma oportunidade para uma sequência com o filho de Brundle, e acabou tão feio quanto Brundlefly (mas não no bom sentido).
14 Lixo: Mac e eu
Há uma razão para Paul Rudd usar este filme como uma piada recorrente com Conan O’Brien: é ridiculamente ruim. Mais uma propaganda do McDonald’s do que um filme, este “filme” de 1988 claramente desejava que pudesse ser o próximo ET, mas acabou mais parecido com o próximo videogame ET .
Com 0% no Rotten Tomatoes e quatro indicações ao Razzie (incluindo Pior Imagem), Mac e Eu só devem ser assistidos por fãs de filmes hilariantes e terríveis.
13 Vale a pena: scanners
Quando a empresa ConSec planeja usar médiuns poderosos conhecidos como ‘scanners’ para seus próprios propósitos, alguém se perde e foge para fazer uma guerra contra o mundo neste icônico filme de ficção científica de 1981 do diretor David Cronenberg. Mesmo quem não viu provavelmente viu o GIF da icônica cena da explosão da cabeça, que ainda se mantém hoje com o uso de efeitos práticos.
12 Lixo: CHUD II: Bud the CHUD
Nunca é um bom sinal quando o título por si só diz o quão ruim o filme será. E, neste caso, é uma pena, já que o CHUD original , um filme de terror de 1984 sobre humanos mutantes que viviam em esgotos alimentando-se de nova-iorquinos, ganhou seguidores cult (além disso, tinha uma trilha sonora muito boa).
Infelizmente, o mesmo não pode ser dito sobre seu seguimento de 1989, que o Rotten Tomatoes habilmente descreve como “mais CRUD do que CHUD”
11 Lixo: Hobgoblins
Devido ao sucesso de Gremlins de 1984 , várias cópias foram criadas para alcançar um sucesso semelhante. Mas, embora pudéssemos ter escolhido Ghoulies ou Munchies , vamos com Hobgoblins , que se tornou famoso por sua crítica crítica ao Mystery Science Theatre 3000 .
O engraçado é que o próprio diretor do filme o enviou para o próprio MST3000 e até usou uma música cantada pelo elenco em sua crítica como inspiração para a música tema da sequência de 2009.
10 Lixo: Alienígena de LA
Uma jovem desajustada (interpretada pela modelo Kathy Ireland) viaja para o Norte da África ao ouvir que seu pai, um arqueólogo, faleceu e, inadvertidamente, acaba em Atlântida. Hijinks acontecem (mas não os bons) nesta falha de ignição esquecida de ficção científica de 1988 que mais tarde encontrou fama no Mystery Science Theatre 3000 .
O diretor Albert Pyun mais tarde nos daria os “clássicos” do futuro Adrenalin: Fear the Rush e o Capitão América de 1990 .
9 Vale a pena: Starman
Com clássicos como The Thing e They Live , o diretor John Carpenter foi um dos reis da ficção científica dos anos 80 e manteve sua trajetória com Starman de 1984 . Porém, em vez de nos enojar com efeitos de criatura ou nos fazer rir com bordões hilariantes e incríveis , ele nos deu uma doce história de amor sobre um alienígena (Jeff Bridges indicado ao Oscar) vindo pacificamente para a Terra e se apaixonando depois de assumir a forma de marido falecido de uma mulher.
8 Lixo: Leviatã
Este filme teve muito a seu favor. Com música de Jerry Goldsmith, efeitos de criatura do vencedor do Oscar Stan Winston e estrelado por Peter Weller de Robocop e Ernie Hudson de Ghostbusters , Leviathan de 1989 poderia ter sido um grande filme de terror subaquático. Em vez disso, no entanto, acabou como um “híbrido cafona de Alien , The Thing e The Abyss ” (de acordo com o TV Guide ).
7 Lixo: Galaxina
Antes do Spaceballs , outra paródia de ficção científica tentou o sucesso de culto. Infelizmente, o filme parece menos uma paródia inteligente e mais uma farsa preguiçosa. Estrelando a modelo Dorothy Stratten da Playboy como Galaxina, uma andróide que desenvolve emoções humanas para um oficial do espaço, Galaxina dos anos 1980 falhou em parodiar pessoas como Alien e Star Wars não foi.
Infelizmente, este também seria um dos projetos finais de Stratten, pois ela faleceu no final daquele ano.
6 Lixo: Nukie
Acredite ou não, na verdade existe um extraterrestre pior do que Mac e eu , e o temos aqui em toda a sua feiura.
Se este filme sul-africano de 1987 sobre um alienígena chamado Nukie buscando a ajuda de duas crianças para resgatar seu irmão do governo dos Estados Unidos tinha boas intenções, eles se perderam no processo de filmagem. Sério, esse filme teria ficado melhor com o título ‘ Pukie ‘.
5 vale a pena: jogos de guerra
Estrelado por Matthew Broderick, WarGames encontra um jovem hacker executando, sem saber, uma simulação de guerra nuclear em um supercomputador americano. Com o computador no controle das armas nucleares do país, Broderick precisa correr para impedir que o sistema inicie uma guerra nuclear.
Considerado um dos melhores filmes de 1983, este thriller da Guerra Fria é imperdível para os nerds do cinema e um alerta para aqueles que confiam demais na tecnologia.
4 Lixo: DeepStar Six
Do diretor de Friday the 13th vem nosso segundo (e definitivamente pior) filme de monstros do fundo do mar desta lista. Atualmente com 0% no Rotten Tomatoes, DeepStar Six vê um monstro que habita uma caverna lançado por um grupo de engenheiros submarinos em uma missão para instalar uma base de mísseis no fundo do oceano. Infelizmente, o design da criatura é uma decepção, garantindo que estejamos presos a humanos desinteressantes e um monstro desinteressante.
3 Lixo: Meu Projeto de Ciência
Todos nós conhecemos o medo crescente do prazo final de um projeto de ciências, mas isso não é desculpa para fazer um filme tão horrível para ensinar as crianças a não roubar um dispositivo desconhecido de um depósito militar.
Brincadeiras à parte, esta esquecível comédia adolescente sobre uma máquina do tempo que deu errado pode ter sido lançada no mesmo ano de Back to the Future , mas nem chega perto de estar na mesma liga.
2 Lixo: Criadores
Quando solicitados a pensar em um filme de ficção científica sobre alienígenas usando humanos para se multiplicar, a maioria pensará imediatamente em Alien . O que é bom, já que esse filme de 1986 foi nojento por todos os motivos errados.
Os alienígenas cheios de ácido que vivem sob Manhattan começam a almejar mulheres virgens para se reproduzir, e cabe a um detetive detê-las. Para os poucos que viram este filme, a única coisa que pensavam era a palavra ‘sem-vergonha’.
1 Vale a pena: Repo Man
Com uma pontuação quase perfeita do Rotten Tomatoes de 98%, o Repo Man é estrelado por Emilio Estevez como um jovem punk rocker que se envolve na busca de um repoman (Harry Dean Stanton) por um carro associado a alienígenas.
Se isso ainda não parece divertido o suficiente, então deixe o consenso crítico da RT lhe dizer tudo o que você precisa saber: “ Repo Man é muitas coisas: um filme de invasão alienígena, um musical de punk rock, um envio de consumismo. Uma coisa que não é chata. ”