As sequências de videogames, como as de filmes, são uma entidade especial no meio. Quando um novo jogo é lançado e parece fenomenal nas prévias – como, digamos, Bioshock ou Uncharted: Drake’s Fortune – ele pode gerar uma certa excitação entre os jogadores. No entanto, quando um jogo de fato faz jus ou supera o hype, a perspectiva de uma segunda sequência desse título aumenta significativamente os níveis de expectativa dos jogadores. A razão para isso é porque sabemos o quão brilhante é o jogo original. Este processo continua enquanto os desenvolvedores continuarem produzindo sequências de qualidade, o que significa que, em alguns casos – para franquias como Grand Theft Auto ou Halo – eles levarão os jogadores a um nível febril antes do lançamento, mas entregarão as mercadorias no dia do lançamento.
As coisas nem sempre funcionam tão bem; muitas vezes uma sequência – seja uma sequência direta do original ou uma terceira, quarta ou posterior entrada – fica aquém da medida com a qual seria inevitavelmente medido, geralmente levando a uma reação violenta de fãs ao estilo medieval e , na melhor das hipóteses, uma recepção crítica morna.
O outro lado disso são as sequelas muito esperadas que não foram feitas. Situações em que a entrada anterior ou a última de uma série foi recebida com elogios de fãs e críticos, mas, por alguma razão, ainda não gerou um seguimento anos ou mesmo décadas depois. Aqui vamos analisar os que ainda precisam ser feitos e os que poderiam ter ficado no chão da sala de edição.
30 Mau: Crash Bandicoot: The Wrath Of Cortex (PS2)
Com o recente remake da trilogia Crash Bandicoot original para PS4, os fãs estão se apaixonando pelo primeiro mascote do PlayStation. Há uma razão pela qual eles apenas refizeram os jogos do PSone, e é porque sua investida nas plataformas do PS2 foi um fracasso. Sem a magia, o caráter e o nível de design dos títulos anteriores, os críticos ficaram desapontados enquanto os fãs ficaram muito desapontados com o título, com as pessoas lamentando os longos títulos carregados e a sensação geral segura e plácida do jogo.
29 Mau: Medal of Honor: Warfighter
Medal of Honor foi um dos primeiros grandes jogos de tiro em primeira pessoa no PSone. O clássico dirigido por Steven Spielberg foi aclamado por seu tiroteio divertido, cenário da Segunda Guerra Mundial e trilha sonora épica. Avance duas gerações, no entanto, e a série está em declínio acentuado, culminando neste, o lançamento final até agora. Criticado por seu enredo ruim e altamente complicado, pobre IA inimiga e inúmeros bugs que dificultam simplesmente jogar o jogo, este é um veterano que a EA pode querer manter fora da linha de frente indefinidamente.
28 Necessário: NCAA Football
Variedade. É o que está faltando no mundo dos videogames de futebol americano de todas as maneiras possíveis. Madden , apesar de lançar um jogo sólido a cada ano, não consegue aprimorar os elementos de jogabilidade de forma consistente ou implementar novos recursos. Parte da razão para isso é a falta de competição. Em 2004, NCAA foi lançado e trouxe consigo a profundidade de jogo, um modo de temporada e uma litania de opções de personalização que ultrapassou Madden , tornando-se um favorito dos fãs e queridinho da crítica. Precisamos de um rival para o Madden repousante de louros e de uma nova fatia do futebol universitário virtual!
27 Ruim: Mass Effect Andromeda
Uma das séries de jogos mais amadas da 7ª geração foi a trilogia Mass Effect ; três grandes jogos – dois dos quais são clássicos – que levaram o gênero RPG de ação a novos patamares na estratosfera. A geração atual altamente antecipada não só não correspondeu ao hype, mas graças a uma história abaixo da média que não tinha a emoção e as nuances das três anteriores, jogabilidade monótona e cheia de erros e algumas animações faciais absolutamente bizarras, foi programado por críticos e fãs.
26 Ruim: Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
Outra sequência atual de uma série de jogos fenomenal, MGSV foi, ao contrário da maioria dos outros jogos ruins nesta lista, aclamado pela crítica após o lançamento. No entanto, a maioria dos verdadeiros fãs de longa data da série rejeitaram esta entrada. Porque? Bem, apesar da mecânica de jogo reconhecidamente brilhante que atraiu a maioria dos elogios que recebeu, era óbvio que este era um jogo inacabado (o criador da série Hideo Kojima saiu logo após seu lançamento). As missões e os ambientes eram ridiculamente repetitivos, enquanto a história – o atributo mais forte da maioria dos jogos MGS – estava mal escrita e, como o jogo, simplesmente inacabada.
25 Necessário: Bioshock 4
Bioshock foi um dos jogos mais queridos da 7ª geração. O jogo combinava tiro em primeira pessoa com habilidades sobrenaturais, narrativa madura e uma incrível localização subaquática repleta de atmosfera. Enquanto suas sequências subsequentes não corresponderam ao hype, o terceiro jogo infinito pelo menos nos deu uma nova localização, desta vez no céu. Isso é o que uma quarta parcela precisaria fazer: nos fornecer um local novo, manter a mecânica de jogo já estelar, enquanto nos dá uma história e atmosfera de qualidade semelhante ao primeiro jogo.
24 Mau: Bioshock 2
Fundamentalmente, Bioshock 2 não é um jogo ruim. Na verdade, é muito jogável, mantendo a maioria dos elementos que tornaram o primeiro jogo tão especial. E esse, em essência, era o problema. É impossível capturar o que tornou um jogo como Bioshock tão especial – a atmosfera, o cenário, a história e os “plasmídeos” de alta potência – e replicá-lo uma segunda vez. De muitas maneiras, a história, que detalhou o declínio posterior do Arrebatamento além do reparo ou redenção, é a epítome da experiência: tudo está lá, mas o coração e a alma se foram.
23 Mau: Banjo Kazooie: Porcas e parafusos
Ao aparecer no Nintendo 64, Banjo Kazooie se tornou um queridinho da crítica e comercial, vendendo muito e fazendo comparações com Super Mario 64 – com muitas pessoas preferindo este jogo de plataforma e sua maior ênfase na exploração. Esta entrada na série, lançada no Xbox 360, foi uma grande decepção para os fãs de longa data da série, que sentiram que as plataformas eram comparativamente abaixo da média e que os novos elementos veiculares eram ruins e não se adequavam à estética geral do jogos.
22 Necessário: Star Wars: Cavaleiros da Velha República III
Os jogos KOTOR originais , lançados no Xbox , foram alguns dos melhores exclusivos desse console. Desenvolvido pela Bioware, o estilo RPG de ação de salto no espaço é como um precursor dos muito amados títulos Mass Effect , que foram feitos pelo mesmo desenvolvedor. Mesmo assim, deixando isso de lado, esses títulos, especialmente o primeiro, são RPGs incríveis por si só, e com a má recepção que o último jogo Mass Effect recebeu, é um momento tão bom agora como nunca para lançar um novo jogo KOTOR , para resgatar o desenvolvedor e satisfazer os fãs desta série.
21 Mau: Alone In The Dark: Iluminação
Como bom exemplo de uma série que caiu em um declínio acentuado e, em seguida, foi totalmente para o precipício, o primeiro Alone In The Dark , lançado em 1992, foi um título de terror de sobrevivência primitivo, mas agradável. Quando o Illumination foi lançado em 2015, mesmo com um novo modo cooperativo online, ele havia se transformado em uma casca de seu antigo eu. Absolutamente dilacerado pelos críticos, quaisquer fãs remanescentes da série com certeza teriam abandonado esta série que já foi ótima.
20 Mau: Pro Skater 5 de Tony Hawk
A franquia de Tony Hawk passou por um estranho período de transição durante sua vida. Depois de três jogos fenomenais e um ataque decente, a Neversoft abandonou o modo de carreira baseado em objetivos cronometrados em favor de histórias mais profundas e mundos abertos, com resultados mistos. Então, quando foi anunciado que eles voltariam à velha estética com uma sequência direta de Pro Skater 4 , os fãs ficaram entusiasmados. Eles não precisam ter sido. A jogabilidade foi quebrada, o design dos níveis foi enfadonho e os sonhos do kickflipper virtual foram destruídos em todo o mundo.
19 Necessário: Silent Hills / Silent Hill 5
Indiscutivelmente a franquia de terror de sobrevivência mais amada depois de Resident Evil , as primeiras 4 entradas de Silent Hill na série principal foram todas bem recebidas e apreciadas pelos fãs. Esta entrada aparece em nossa lista por dois motivos: O primeiro motivo é simplesmente porque as pessoas querem uma quinta fatia do terror tenso e atmosférico de Silent Hill . A segunda razão é porque um jogo chamado Silent Hills estava sendo feito por Konami e Hideo Kojima, que era extremamente promissor, mas nunca se concretizou; então, em essência, essa sequência foi arrancada de nós.
18 Mau: Super Mario Bros. 2
Super Mario Bros. The Lost Levels foi inicialmente desenvolvido como uma sequência do primeiro jogo da série. Um jogo divertido e desafiador criado em torno do que tornou o primeiro jogo tão revolucionário que poucos se queixariam de que se tratava de uma sequência. No entanto, não foi. Em vez disso, a Nintendo pegou o jogo de plataformas japonês Y ume Kojo: Doki Doki Panic e mudou alguns dos personagens para transformá-los em Bros. 2 para o público norte-americano, acreditando que o que acabou sendo Levels era muito difícil e semelhante ao primeiro jogo. No entanto, sendo totalmente diferente daquele jogo, os fãs ficaram desapontados.
17 Mau: GoldenEye: Rogue Agent
GoldenEye no Nintendo 64 é um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais revolucionários e adorados de todos os tempos. Ele popularizou o jogo de tiro de console multijogador, com ação FPS viciante e de alta octanagem. Assim, quando uma sequela foi anunciado para a 6 ª geração de consoles, as pessoas foram animado. Infelizmente, quando chegou, não se comparava ao original. Na falta de inovação ou de qualquer personagem do primeiro jogo, os fãs também se ressentiram com a história do jogo, que funcionou como uma sequência não só do jogo, mas também do filme.
16 Necessário: TimeSplitters 4
O verdadeiro sucessor espiritual de GoldenEye para a 6 ª geração de consoles, os TimeSplitters jogos, a segunda em particular, foram absolutamente fantástico. Pegando o brilhante multiplayer de GoldenEye e refinando-o ainda mais, Free Radical Design combinou isso com um arco de história de viagem no tempo único e emocionante. Com a ascensão do multiplayer online nas gerações recentes, agora é a hora de trazer a experiência FPS multiplayer rápida, divertida e altamente viciante que nos prendeu há uma década na geração atual.
15 Mau: Devil May Cry 2
Ao contrário de muitos jogos nesta lista, esta sequência notoriamente ruim não serviu como o fim de sua série; em vez disso, é uma lamentável mancha negra em sua cronologia. Livro terminado entre o primeiro jogo – elogiado por sua jogabilidade hack-n-slash inovadora e atmosfera gótica – e o mais recente DMC5 – elogiado por sua história emocionante e também por sua jogabilidade – DMC2 foi marcado pelos críticos devido à sua dificuldade simplificada, que evocou menos estratégia dos jogadores ao combater inimigos e chefes, e uma mudança inexplicável na personalidade arrogante e simpática do protagonista Dante.
14 Mau: Driv3r
Os dois primeiros jogos Driver no PSone foram, de muitas maneiras, os precursores do que viria a ser os jogos 3D Grand Theft Auto no PS2: jogos de crime baseados em direção e renderizados em 3D completo, eles tinham boas campanhas, pareciam fantásticos e eram divertidos de Toque. Ironicamente, no entanto, quando a série chegou ao PS2, os resultados foram extremamente desanimadores. Tão ruim foi o consenso geral, quando certas publicações, incluindo PlayStation: The Official Magazine e Official Xbox Magazine , ambas publicadas pela Future Publishing, deram ao Driv3r altas pontuações, eram acusações de correção de resenhas!
13 Necessário: Grand Theft Auto VI
Ok, então este jogo tem aparecido em listas e em notícias de jogos e rumores há tanto tempo que você já ouviu falar sobre ele nauseam. No entanto, seríamos negligentes em não mencioná-lo aqui. O lançamento de GTA V foi um grande momento na história dos jogos. GTA V , como a maioria dos jogos da série, é um jogo sandbox fantástico. GTA VI é quase inevitável, mas com o sucesso financeiro e crítico contínuo de GTA: Online , a Rockstar não tem pressa para lançar o próximo título. Aqui está apenas esperando que eles não se esqueçam!
12 Mau: Bomberman: Act Zero
Bomberman , originalmente lançado para o NES, é um jogo de aventura baseado em labirinto que combina estratégia com ação, já que o jogador deve navegar por vários estágios, evitando inimigos e destruindo rochas com bombas para desbloquear as portas para os estágios posteriores. Simples, mas eficaz, Bomberman se tornou um dos personagens mais apreciados e reconhecidos nos jogos. Act Zero tentou tornar a série mais sombria e madura, mas no processo efetivamente quebrou o jogo, substituindo a mecânica de jogo testada e comprovada por novas e quebradas, e os estágios coloridos por outros repetitivos e insossos.
11 Mau: Double Dragon II: Wander Of The Dragon
Mais um jogo clássico da velha escola re-imaginado no Xbox 360, como Act Zero , este semi-remake do amado lutador 2D Double Dragon II foi um fracasso com fãs e críticos. Uma história semelhante aqui, a desenvolvedora Gravity Games tentou modernizar um grande jogo, mas falhou miseravelmente. Com uma jogabilidade ruim e pouco inspirada, este título não só falhou em capturar o que tornava o jogo original tão especial, mas pegou o que não estava quebrado e decidiu quebrá-lo em pedacinhos de qualquer maneira.
10 Necessário: Persona 6
Talvez a melhor e mais prolífica série de JRPG da atualidade, a série Persona vem lançando jogos de RPG de maneira consistente há mais de duas décadas. A última entrada na série principal, Persona 5 , foi universalmente aclamada por sua evolução da jogabilidade baseada em turnos, apresentação gráfica elegante e – como todos os jogos da série têm – sua justaposição de combate fantástico de outro mundo e convocação com seu real simulação de vida / escola. Não existe um fã da série que não queira uma sequência, e quase podemos garantir que seria outra entrada fenomenal.
9 Mau: Shadow the Hedgehog
Mais uma série que dominou a era dos jogos 2D, mas não conseguiu fazer uma transição decente para o mundo dos jogos 3D, Sonic The Hedgehog foi para a SEGA o que Mario foi para a Nintendo e foi, na década de 1990, o maior e mais viável rival do rolo compressor do encanamento. Quando eles tentaram trazer a série para a esfera tridimensional, afastando-se a pureza do anel de coleta de plataformas 2D e injetando outros recursos, como o combate e tiro, é rebaixado o jogo para apenas mais 6 genérico e medíocre th -gen de ação e aventura plataforma.
8 Mau: Zelda 2: The Adventure Of Link
Um exemplo agora de uma série 2D amada que não só fez uma transição suave para 3D, mas sem dúvida fez seu melhor trabalho lá; no entanto, o primeiro jogo de uma das séries mais celebradas de todos os tempos ainda é considerado um dos melhores Zelda s. Portanto, após um começo tão estelar, qualquer coisa aquém da grandeza pareceria inferior. Então, embora Adventure não seja o pior jogo já feito, sua estrutura complicada, dificuldade punitiva e apenas deficiência geral quando comparada ao jogo anterior significava que ele nunca seria visto de forma favorável.
7 Necessário: Super Mario RPG 2
Esta entrada é particularmente desconcertante quando você considera a tendência da Nintendo para sequências, especialmente no que diz respeito às suas maiores estrelas. O nome de Mario sozinho gerou uma litania de franquias, dos jogos principais aos jogos de kart, jogos de tênis, jogos Smash Bros , para citar apenas alguns. É estranho então que este título, que viu a Nintendo e a Square unirem-se para fazer este clássico do Super Nintendo – elogiado pelos seus gráficos maravilhosos, humor e música – não tenha gerado várias sequências, muito menos uma!
6 Mau: Perfect Dark Zero
Perfect Dark foi um dos títulos mais populares e aclamados no Nintendo 64. Elogiado por seus gráficos, história e mais do que uma jogabilidade FPS estelar, era visto como a par com o outro jogo de tiro clássico GoldenEye de 64, e até mesmo visto por alguns como superior para esse jogo. Então, quando duas gerações de console depois, uma sequência finalmente apareceu no Xbox 360, isso decepcionou muitos porque, assim como Zelda 2 , ele simplesmente não correspondeu ao hype.
5 Mau: Dino Crisis 3
Quem não ama a ideia de atirar em dinossauros com rifles totalmente automáticos ?! Era nisso que a Capcom estava apostando quando desenvolveu o primeiro jogo Dino Crisis para PSone. O palpite deles estava correto e, graças a esse palpite e a algum design de jogo de qualidade, os dois primeiros jogos Crisis foram um sucesso. Mas quando o terceiro jogo foi lançado no Xbox, era muito falho e cheio de bugs para ser divertido. Entre outros problemas, o terrível e repetitivo design do inimigo e a lamentável câmera foram os dois maiores motivos do fracasso do Crisis 3 .
4 Necessário: Bully 2
A Rockstar é facilmente a maior desenvolvedora de jogos do mundo. Graças principalmente ao sucesso estratosférico da franquia GTA e, nos anos mais recentes, dos jogos Red Dead , quando eles lançam um novo jogo, a expectativa é palpável – e quando não o fazem, eles recebem uma saudade de fãs diferente de tudo em jogos. No entanto, um jogo que passou despercebido é o seu subestimado clássico de 2006, Bully . Menos violento, mas tão divertido quanto GTA, este jogo acumulou um culto seguindo ainda clamando por uma sequência para a caixa de areia dos dias de escola uma década depois.
3 Mau: Resident Evil 6
Quando Resident Evil 5 falhou em alcançar as alturas estabelecidas por Resi4 , os fãs se sentiram um pouco desapontados com um título de ação e terror que, à sombra de qualquer outro jogo, teria sido muito bem recebido. Portanto, os fãs esperavam por outro clássico em Resi6 . Eles esperaram em vão. Abandonando todos os elementos de terror ou suspense, Resi6 era um atirador de ação direto com uma história complicada de múltiplas perspectivas. Com jogabilidade pouco inspirada e sem atmosfera, a única coisa assustadora sobre este jogo foi o dano que causou à reputação da série (pelo menos até o fantástico Resi7 ser lançado).
2 Necessário: Half-Life 3
Facilmente a sequência mais esperada em jogos. Enquanto o primeiro jogo Half Life foi um grande título FPS, é a segunda entrada na série que deixou os fãs salivando por um possível terceiro. Com uma longa campanha repleta de atmosfera, cenas em tempo real e tiroteios nítidos com engenhosa mecânica de jogo baseada na física, Half-Life 2 não só revolucionou o gênero, mas é um divisor de águas no jogo como um todo. Portanto, o lançamento de um terceiro jogo parece quase tão vital quanto oxigênio para os fãs da série.
1 Mau: Duke Nukem Forever
Uma relíquia da década de 1990, talvez não haja nenhuma série de jogos que tenha envelhecido pior do que Duke Nukem . Agora, não me interpretem mal, eu me amo um pouco duque, seu humor rude e ofensivo e suas posturas machistas são divertidos para aqueles que não são muito sensíveis para se assustar com isso. Dito isso, quando o ironicamente chamado Duke Nukem Forever foi lançado 15 anos após a entrada anterior, o humor, o design de níveis e a jogabilidade estavam além de datados. Acho que nem tudo dura para sempre …