Apesar de seus altos e baixos, os videogames já existem há muito tempo e, quando uma mídia existe há muito tempo, certos benchmarks são atingidos em termos de entradas inovadoras que são consideradas verdadeiros clássicos.
Assim como no cinema, na televisão, nos livros e na música, o mesmo ocorre nos videogames.
O que é meio estranho sobre esse meio em particular, porém, é que algo que é considerado “revolucionário” ou “clássico” nem sempre tende a se manter tão bem quanto uma entrada comparável em filme ou música.
Os videogames envelhecem rápido, e o que é incrível um dia fica obsoleto – ou pior – no outro, e é exatamente isso que estaremos discutindo em nossa lista de 20 jogos “clássicos” que realmente são péssimos.
Para alguns trabalhos, a colocação não é realmente culpa deles, mas sim de seu destino devido à natureza da indústria. Por outro lado, existem alguns aqui que simplesmente nunca foram bons para começar.
Agora que colocamos nossos escudos de chamas, vamos prosseguir.
20 Tomb Raider
Pelo que vale a pena, o lugar de Tomb Raider na história é bem merecido, particularmente por apresentar a amada Lara Croft ao mundo e conjurar e criar uma atmosfera que é de cair o queixo e imersiva.
Infelizmente, é aí que terminam todos os elogios razoáveis.
Controles elaboradamente desajeitados fazem parecer que você está preso em um daqueles sonhos em que você não consegue mover seus membros da maneira que deseja, e objetivos perpetuamente obscuros tornam Tomb Raider uma experiência difícil de apreciar.
19 Star Fox
Para ser justo, o Star Fox original era o melhor que poderia ser na época.
Usando o chip FX, os gráficos do Star Fox eram polígonos 3D e foi um deleite visual após o lançamento, e obteve grande sucesso.
Infelizmente, os problemas do jogo são quase impossíveis de perdoar hoje: seu framerate chugs e seus controles podem não responder por causa disso, o que leva a uma série de falhas quando uma pilotagem rigorosa é necessária.
18 Super Mario Kart
Gostaríamos de começar dizendo que Super Mario Kart não é “uma merda”, por si só. Na verdade, ainda pode ser muito divertido hoje. O problema com Super Mario Kart é que ele é simplesmente obsoleto.
Quase todas as entradas subsequentes na franquia foram exponencialmente melhores do que a anterior, o que significa que simplesmente não há razão para voltar ao original a não ser para satisfazer sua curiosidade pelo pitoresco.
17 Final Fantasy VII
Dentre os muitos jogos Final Fantasy , VII é considerado o mais importante. É quase obsessivamente adorado e gerou spin-offs de jogos, filmes e até um remake tão esperado por causa dele … mas por quê?
Nosso melhor palpite é que Final Fantasy VII foi o primeiro JRPG para uma infinidade de jogadores, e está para sempre coberto pelo escudo da nostalgia.
Não há como negar o quão icônico o jogo é, mas seus gráficos estúpidos, história excessivamente elogiada e personagens arquetípicos somam-se para ser uma entrada muito mais fraca na série do que seus antecessores (particularmente VI )
16 Metal Gear Solid
Há como negar o impacto que Metal Gear Solid teve na indústria de videogames, nem o fato de ser um triunfo artístico. Dito isso, essas razões por si só não fazem necessariamente um bom jogo.
Na verdade, diríamos que MGS é mais uma “experiência” do que um jogo, considerando que o tempo real gasto jogando é incrivelmente pequeno em comparação com quanto tempo é dedicado à narrativa.
Pior de tudo, a jogabilidade em si é única, mas sem brilho, o que é um problema que não seria corrigido até as sequências.
15 Rayman
Rayman 2 foi relançado uma quantidade ridícula de vezes por uma quantidade ridícula de gerações de consoles, com a razão de ser um jogo genuinamente grande.
Mas e quanto a Rayman, o primeiro? Não muito.
Embora sua estética e gráficos sejam inegavelmente lindos, é difícil defender a jogabilidade desleixada e difícil.
Se você quer uma correção de Rayman 2D , vá para os jogos Legends superiores e deixe este desastre para o passado.
14 Pokémon Stadium
Há uma alegria inegável em criar uma coleção de monstros de bolso e depois fazê-los travar uma guerra em 3D usando o N64 Transfer Pak. AINDA é incrível, se estamos sendo honestos.
Dito isto, o problema com Pokémon Stadium é que ele é basicamente única entrar em guerra com o seu Pokémon em 3D.
Sim, existem alguns minijogos e outros recursos, mas o jogo é essencialmente nada mais do que horas e horas de batalhas, e isso se torna cansativo.
13 Super Mario World
Largue as Fire Flowers e ouça-nos: há certamente um nível de mérito artístico em Super Mario World , mas a jogabilidade central do título vacila significativamente quando comparada com o seu antecessor direto.
Super Mario Bros. 3 ofereceu controle rígido, nível de design criativo (mas ainda lógico) e foi uma alegria absoluta de jogar.
Super Mario World , por outro lado, é bizarramente flutuante e impreciso, causando incontáveis mortes, e seus níveis, embora bonitos, não têm a perfeição de SMB3 , e isso simplesmente não é aceitável (apesar de todos os segredos legais).
12 Motorista
Embora não seja muito falado agora, Driver era extremamente popular no PS1 e ainda é considerado um componente crítico dos principais títulos do sistema.
Mas há uma razão pela qual quase não é mencionado hoje em dia, e a razão é que é ridiculamente ruim.
Enquanto os ambientes de cidade relativamente grande ainda são muito legais, a lamentável falta de variedade de missões e o “tutorial” excessivamente exigente azedam a experiência.
Se você realmente precisa explorar a série, dê uma olhada no Driver 2 .
11 Bomberman
A série Bomberman conquistou um nicho multijogador muito específico, provando que prender seus amigos contra uma parede com uma bomba e vê-los explodir é uma alegria universal.
Existem até jogos Bomberman que oferecem excelentes experiências de um jogador para acompanhar o multijogador, como o Bomberman 64.
Dito isso, apesar de ser considerado um “clássico”, fique longe, MUITO longe do jogo original no NES.
É um slog repetitivo sem multijogador, e seus sucessores o tornaram totalmente obsoleto.
10 Spyro 2: Ripto’s Rage
O Spyro the Dragon original é um dos melhores jogos de plataforma 3D da época, usando níveis que funcionam como quebra-cabeças de navegação para aumentar ainda mais a satisfação simples de coletar joias … então vem Spyro 2 para arruinar tudo.
Em uma tentativa de ir “acima e além”, um foco maior foi colocado na narrativa, mas o verdadeiro crime veio na forma de adotar objetivos no estilo de Super Mario 64 , que roubou a série de seu charme … e a série continuou a ir descer a partir daí.
9 Combate mortal
Mortal Kombat quebrou mais do que apenas terreno após seu lançamento, gerando uma tempestade de areia de controvérsia que teve efeitos duradouros na indústria, ao mesmo tempo que se tornou uma franquia absurdamente bem-sucedida.
Infelizmente, as entradas inaugurais da série não são tão boas, nem nunca foram, graças ao sistema de luta desajeitado e simplista.
Enquanto os MKs modernos são lutadores verdadeiramente superiores, as falhas do original foram completamente esquecidas graças ao sangue e sangue gratuitos.
8 Sonic CD
A quantidade de pessoas que apregoa Sonic CD como o título definitivo da franquia é alucinante.
Ambas as versões da trilha sonora são bizarras (na melhor das hipóteses), a mecânica do jogo é desnecessariamente complexa e os designs dos níveis são montados de forma tão desordenada que poderiam ter sido gerados aleatoriamente.
Vamos supor que o amor que este jogo recebe é devido ao tempo que a maioria dos fãs levou para colocar as mãos nele.
7 Resident Evil
Não temos medo de dizer que o Resident Evil original não é um bom jogo.
Conceitualmente, é incrível, mas como um jogo real , nem tanto.
O principal problema não está na forma de controles ou na jogabilidade, mas nos quebra-cabeças.
Praticamente todo quebra-cabeça tem uma solução quase aleatória e abjetamente ilógica que não é satisfatória para “resolver” porque não há nada cognitivo em todo o processo.
Juntamente com os salvamentos e itens limitados, correr para frente e para trás na mansão perigosa para tentar resolver um quebra-cabeça que não faz sentido é simplesmente uma experiência terrível.
6 Legend Of Zelda: um link para o passado
As pessoas gostam de criticar o Legend of Zelda original por sua perambulação sem rumo e alta dificuldade, mas parecem esquecer a infinidade de questões imperdoáveis com o amado A Link to the Past.
Para começar, a dificuldade é muito maior no ALttP do que no original, e desta vez é associada a masmorras longas e complexas que ficam mais do que felizes em esgotar sua paciência quando você voltar para o chefe que o matou .
Pior ainda, os dois mundos superiores, embora grandes, são indiscutivelmente mais anônimos do que o de seu progenitor, o que é simplesmente imperdoável.
5 Crash Bandicoot
Crash Bandicoot é um ícone, e não estamos aqui para contestar isso.
Entendemos que ele desempenhou um papel fundamental nos anos de formação de inúmeras pessoas, mas em algum momento, a verdade tem que vir à tona: Crash Bandicoot não é um bom jogo.
Embora sua abordagem de “plataforma 3D” seja certamente nova, não é amigável, e os desenvolvedores aparentemente sabiam disso, já que estavam felizes em aumentar artificialmente a dificuldade com sequências que exigiam precisão, apesar do quão impreciso era o controle do Crash.
As sequências corrigem muitos desses problemas, mas nada pode desfazer mal o primeiro Crash envelheceu.
4 Zumbis Comeram Meus Vizinhos
Muitas vezes aclamado como um “must-have” para o SNES, há muito pouco em Zombies Ate My Neighbours que justifique qualquer tipo de adoração em qualquer função.
Premissa peculiar e cooperativa útil à parte, Zombies Ate My Neighbours é um caso repetitivo e simplista que é inegavelmente ofuscado por uma infinidade de jogos verdadeiramente excelentes dentro da biblioteca SNES.
3 Ghouls e fantasmas
Praticamente a personificação dos videogames “hard arcade”, a série Ghouls & Ghosts é tão difícil de quebrar os ossos quanto as lendas fazem parecer … e isso não é uma coisa boa.
Na verdade, “difícil” deve ser substituído por “injusto”.
Inimigos gerando implacavelmente, ataques surpresa indesejáveis, movimento gimped e fracas habilidades ofensivas são todos parte desta experiência desastrosa.
O Castlevania original apresenta opções de design semelhantes, mas as executa de uma forma que nunca é injusta, então recomendamos que você faça uma visita à Transilvânia em vez de passar um tempo com Ghouls e Ghosts.
2 Luta final
Por que Final Fight é tão considerado um mistério que talvez nunca possamos resolver totalmente.
Apesar de dar ao mundo a glória de Mike Haggar, pouco mais vale a pena mencionar quando comparado a outros lutadores da época.
Existem incontáveis entradas no gênero beat ‘em up, e quase todas elas estão além de Final Fight, incluindo portas de console, então se você estiver com vontade de bater em algumas cabeças, jogue Streets of Rage of Golden Axe .
1 Ace Combat 3: Electrosfera
Enquanto Ace Combat 04 seria a entrada que trouxe grande sucesso para a franquia, Ace Combat 3: Electrosphere é frequentemente apontado como sendo tão bom quanto sua sequência.
Embora seus gráficos sejam definitivamente impressionantes para o PS1, e sua história tenha sido bem executada (pelo menos na versão japonesa), a jogabilidade fica muito atrás daquela do Ace Combat 2 , que é uma aposta muito melhor para os fãs que procuram explore a história da série.