É uma história tão antiga quanto o tempo – todos nós aumentamos nossas esperanças apenas para sermos desapontados pelo produto final. Certamente é um problema hoje, vendo como os jogos modernos podem ser complexos e intrincados. Dito isso, SEMPRE foi um problema.
O entusiasmo e a decepção podem ser gerados de várias direções diferentes. Um trailer particularmente cinematográfico pode desmentir a jogabilidade e os gráficos lame e baunilha de um jogo. Um criador pode exagerar no jogo a níveis irrealistas, porque A) é o bebê deles e B) eles querem gerar interesse e vender cópias. Uma demonstração de jogabilidade pode ter recebido atualizações visuais exageradas para torná-la muito melhor do que realmente é. Restrições de orçamento podem ter forçado os desenvolvedores a cortar seções interessantes de um jogo ou rebaixar o visual do jogo.
Resumindo, as empresas estão sempre tentando fazer seu jogo parecer o mais interessante e atraente possível. No entanto, a realidade costuma ser decepcionante. Talvez seja porque os desenvolvedores geraram falsamente um hype irreal e produziram um produto medíocre. Talvez seja culpa dos jogadores por gerar um hype inatingível. E talvez seja uma combinação de ambos.
Apesar de tudo, houve vários jogos decepcionantes ao longo dos anos, e muitos deles foram lançados para o PlayStation. Isso não quer dizer que sejam TODOS exclusivos do console – muitos desses títulos também foram lançados em outras plataformas, mas FORAM lançados para o PlayStation, e é aí que a maioria das pessoas provavelmente os jogou. Aqui, vamos viajar ao longo dos anos e ver os jogos de PlayStation mais decepcionantes de 1995 a 2019.
25 1995: Battle Arena Toshinden 2
Battle Arena Toshinden foi um videogame marcante. Foi um dos primeiros videogames a incluir personagens poligonais e ambientes 3D, e seu famoso desvio foi uma das primeiras implementações verdadeiras da tecnologia 3D. Uma sequência foi desenvolvida rapidamente, mas foi uma decepção espetacular. Além dos gráficos mais avançados, poucas mudanças foram implementadas e ele foi visto como um Virtua Fighter 2 inferior . Para piorar as coisas, o jogo estava repleto de problemas técnicos, como uma câmera ruim e animações instáveis. Tudo menos afundou a série outrora influente.
24 1996: Além do Além
As expectativas podem não ter sido muito altas para Beyond the Beyond , mas o potencial certamente estava lá. E foi totalmente desperdiçado. Beyond the Beyond foi o primeiro RPG japonês tradicional lançado no PlayStation nos mercados ocidentais e, como tal, serviu como a introdução de um gênero muito divisivo. Infelizmente, muitos críticos não ficaram muito impressionados. Eles reclamaram de sua natureza derivada, estilo visual genérico e história coxo e trabalhosa, e não conseguiu causar um impacto significativo. Não era nenhum Chrono Trigger , isso é certo.
23 1997: Dia da Independência
1997 foi um grande ano para os jogos, pois recebemos nomes como Star Fox 64 , Grand Theft Auto e GoldenEye 007 . Também tivemos o Dia da Independência . Você certamente se lembra do filme, mas lembra do jogo? Não, claro que não, porque foi terrível e rapidamente esquecido. Todos estavam compreensivelmente empolgados com o jogo, mas ficaram incomensuravelmente desapontados. Os níveis eram apertados e repletos de pop-ups, as missões eram insossas e repetitivas e os gráficos eram confusos, o que certamente não ajudava com toda a coisa de “níveis apertados”. Foi um dos primeiros de uma LONGA linha de terríveis ligações com filmes.
22 1998: Tomb Raider III
Tomb Raider III é um ponto dolorido infeliz na série clássica. Enquanto Tomb Raider II foi um degrau abaixo do primeiro, Tomb Raider III foi um degrau DISSO, e deixou muitas pessoas questionando o futuro da série. O jogo não correspondeu à sua extensa campanha de marketing, embora muitos tenham reagido positivamente aos gráficos aprimorados. No entanto, as críticas foram feitas à jogabilidade barata e frustrante e à natureza derivada de sua mecânica. Certamente não foi RUIM, mas não atingiu o nível de excelência que esperávamos.
21 1999: WCW / nWo Thunder
Não ria – a luta livre era um grande negócio naquela época! Este jogo foi baseado no show de luta livre WCW Thunder e serviu como sequência para WCW Nitro . Adicionou uma tonelada de novas mecânicas de jogo, incluindo jogos de gaiola, armas e royales de batalha, mas apesar de tudo isso, ainda foi uma grande decepção. Muitos críticos destacaram seus gráficos ruins, pois pareciam estar presos em 1995. Também foi criticado por ser muito fácil, enquanto outros reclamaram que era muito semelhante ao seu antecessor, apesar dos avanços na jogabilidade. Existem alguns jogos fantásticos de luta livre por aí, mas este não era um deles.
20 2000: Mortal Kombat: Forças Especiais
Era a virada do milênio e todos esperávamos grandes avanços nos jogos. E embora certamente tenhamos isso, também temos Mortal Kombat: Special Forces . Este foi um tipo de spin-off, pois apresentava apenas Jax e rompeu com a jogabilidade tradicional do Mortal Kombat ao focar em elementos de aventura. Apesar de suas grandes ambições, o jogo foi totalmente destruído pela crítica e agora é considerado o pior título de Mortal Kombat . Os críticos reclamaram de sua falta de violência e jogabilidade enfadonha, e o próprio Ed Boon disse que “não saiu muito bom”. Temos sorte de isso não ter prejudicado totalmente a série, porque poderia muito bem ter.
19 2001: Crash Bandicoot: The Wrath Of Cortex
2001 foi um ano ENORME para os jogos. Viu as introduções do GameCube e do Xbox, e o PS2 já estava a caminho de um domínio global total, mas mesmo na era de ouro deve haver alguns fracassos. E um dos maiores fracassos daquele ano foi Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex . Basta dizer que a ausência da Naughty Dog foi dolorosamente sentida. Não era ruim de forma alguma, mas não conseguiu melhorar seus antecessores e não acrescentou nada de valor à série. Foi apenas um Crash Bandicoot menor , e foi triste ver uma série tão monumental se transformar em mediocridade.
18 2002: Estado de Emergência
Em 2002, a Rockstar estava no topo do mundo. Eles tinham acabado de lançar Grand Theft Auto III e mudado irrevogavelmente o cenário dos jogos para sempre, e o público estava disposto a engolir qualquer coisa com seu nome nele. E embora a Rockstar publicasse apenas State of Emergency , ainda esperávamos grandes coisas. Embora tenha sido um pequeno título decente de orçamento, não correspondeu às nossas expectativas selvagens. A maior parte das críticas provinham da jogabilidade tediosa e simples, que girava em torno de uma mecânica de tiro rudimentar. Eles aceitaram a violência de Grand Theft Auto III, mas não conseguiram capturar a variedade e a criatividade.
17 2003: Devil May Cry 2
Devil May Cry 2 foi uma lição de simplificação da jogabilidade para um público mais convencional e casual. O jogo era significativamente mais fácil do que seus antecessores, já que os inimigos não eram tão ferozes, o sistema de combate era dolorosamente simplificado e as batalhas contra chefes não exigiam muita estratégia. Também foi uma decepção criativa, já que os ambientes eram de alguma forma PIORES que os do original, e as armas eram apenas versões modificadas do armamento do primeiro jogo. E isso para não falar da mudança radical e bizarra de personalidade de Dante. Pegue Devil May Cry , faça tudo pior, e você tem DMC 2 .
16 2004: Driv3r
Oh, Driv3r , o que diabos aconteceu com você? Houve uma época em que a série Driver competia com nomes como o GTA . Sim, não estava nem perto do mesmo nível de qualidade, mas servia como uma competição decente. E então Driv3r aconteceu. Foi um jogo ruim, mas também se tornou o tema do infame DRIV3Rgate, que viu vários veículos de mídia exagerando muito a qualidade do jogo. Não só isso, mas postagens críticas em fóruns estavam sendo excluídas, e postagens positivas foram atribuídas a uma empresa conhecida por astroturfing. Foi um grande desastre em todos os aspectos.
15 2005: Jak X: Corrida de combate
Jak X: Combat Racing é um pequeno jogo de corrida decente por si só. É uma pena que teve que seguir os passos de uma trilogia tão aclamada e inovadora. Considerando que os jogos originais foram obras-primas do gênero de plataforma de ação, Combat Racing era apenas isso – outro videogame de combate veicular no estilo Twisted Metal . É verdade que ele fez muitas coisas certas, mas também tinha seus problemas, como a dificuldade imensa e frustrante de certos modos de jogo. Foi divertido – simplesmente não foi divertido para Jak and Daxter .
14 2006: Sonic The Hedgehog
Quando se trata dos videogames mais decepcionantes de todos os tempos, Sonic the Hedgehog sempre será mencionado. Essa coisa era apenas uma farsa completa em todos os sentidos da palavra. Os tempos de carregamento foram dolorosos. A jogabilidade era lenta e desajeitada, o que parece contra-intuitivo para um jogo do Sonic . Os palcos foram insossos e enfadonhos. E o pior de tudo, estava claramente inacabado, pois estava cheio de bugs e falhas. Este jogo não foi apenas decepcionante – passou MUITO depois de “decepcionante” e tornou-se “legitimamente terrível”.
13 2007: Manhunt 2
Manhunt foi um dos jogos mais notáveis de 2003. Todos o conhecem por sua representação da violência e da polêmica que causou, mas também foi um jogo muito bom por si só. Manhunt 2 não era nada disso. Sim, ainda conseguiu chocar, pois foi agredido com uma rara classificação AO e rejeitado tanto pelo BBFC quanto pelo IFCO, mas parecia que Manhunt 2 estava descansando sobre seus louros controversos, porque o jogo em si era sem graça e inteiramente esquecível. Todo mundo ainda se lembra do Manhunt . Todo mundo esquece que houve uma sequência.
12 2008: Ratchet & Clank: Size Matters
Ratchet & Clank era o rival de Jak e Daxter , já que ambos receberam muitos elogios da crítica enquanto mudavam o que era possível no gênero de plataformas. Size Matters , o quinto título da série, foi lançado no PSP e no PS2, e estava MUITO claro que foi desenvolvido para o primeiro. Enquanto a versão PSP foi bem recebida, o porte PS2 recebeu uma recepção muito mais mista, com os críticos notando que não parecia ou funcionava tão bem no console. Foi, de longe, o pior jogo Ratchet & Clank , e rendeu uma canção azeda do amado PS2.
11 2009: Wolfenstein
Não podemos ficar muito bravos com Wolfenstein , porque eventualmente levou ao The New Order, mas retrospectivamente é 20/20, e estávamos absolutamente furiosos em 2009. Este foi o primeiro jogo da série desde Return to Castle Wolfenstein em 2001, e a empolgação era compreensivelmente alta, mas o que recebemos foi um FPS baunilha que falhou em capitalizar as ideias que vieram antes dele. Este era basicamente o mesmo velho Wolfenstein , um jogo de 2009 preso em 1992. Não era ofensivo, mas era algo muito pior – chato e esquecível.
10 2010: Medalha de Honra
Houve uma época em que Medal of Honor era o rei indiscutível do FPS baseado na guerra. O primeiro jogo, lançado em 1999, permanece como um clássico inegável, e suas várias sequências ganharam sua cota de aclamação da crítica. A série finalmente caiu na obscuridade graças em grande parte ao sucesso de Call of Duty , e esta reinicialização de 2010 foi definida para revigorar o interesse na série que já foi dominante. Falhou. Ele foi comparado desfavoravelmente a Call of Duty e Battlefield , e suas deficiências técnicas garantiram que ninguém olhasse para ele. Em 2010, exigimos mais de nossos FPSs de guerra, e o Medal of Honor simplesmente não estava preparado para nos dar isso.
9 2011: Duke Nukem Forever
Estávamos esperando uma eternidade pelo Duke Nukem Forever. Ou pelo menos o que pareceu uma eternidade. O jogo começou a ser desenvolvido em 1997, apenas um ano após o incrível Duke Nukem 3D , mas não foi lançado até 2011. E caramba, era ruim. Não foi apenas um desastre técnico em quase todos os níveis, mas jogou como um FPS de … bem, 1997, mas isso era 2011, e os jogadores estavam esperando muito mais do que uma simples mecânica de tiro de apontar e clicar. Esperamos quase quinze anos por essa atrocidade.
8 2012: Resident Evil 6
Muitas pessoas ficaram desapontadas com Resident Evil 5 , mas nada se compara à loucura de Resident Evil 6 . Resident Evil costumava ser O nome em survival horror até RE 4 introduzir várias mecânicas de ação à série. RE 5 acelerou a ação, e RE 6 foi um grande sucesso de bilheteria. Desnecessário dizer que irritou muitas pessoas. Não só era muito voltado para a ação, mas a ação nem mesmo era muito boa, já que a mecânica de tiro era bastante básica e desinteressante. Este era um atirador de terceira categoria disfarçado com o nome Resident Evil .
7 2013: Aliens: Colonial Marines
Por que videogames e filmes têm uma relação de trabalho tão hostil? Filmes baseados em videogames são quase sempre terríveis, e videogames baseados em filmes são ruins, quase terríveis. Aliens: Colonial Marines não é exceção. Hype estava às alturas com este título graças ao retorno de atores / personagens e à marca registrada de Aliens . No entanto, os gráficos eram significativamente piores do que os vistos na demo para a imprensa, a jogabilidade era rudimentar e era um desastre técnico completo, cheio de IA terrível e falhas. Foi quase tão decepcionante quanto Alien 3 !
6 2014: Destiny
Oh Bungie, o que aconteceu? A Bungie praticamente dominou o mundo dos jogos de 2001 a 2010 com sua série Halo , e o hype por seu novo IP estava às alturas. E então todos nós jogamos Destiny e encolhemos os ombros coletivamente. Não foi terrível de forma alguma, mas certamente não foi Halo -tier. Apesar de suas grandes ambições, Destiny era pouco mais do que um FPS enfadonho com níveis repetitivos e ondas enfadonhas de inimigos. É muito revelador que o péssimo desempenho vocal de Peter Dinklage seja a coisa mais lembrada neste jogo.
5 2015: Tony Hawk’s Pro Skater 5
Poucas séries de videogame caíram tanto quanto Tony Hawk . Os primeiros dois ou três jogos foram legitimamente excelentes – você poderia até dizer que foram alguns dos melhores jogos da geração -, mas então as coisas começaram a ficar duvidosas. E então o Pro Skater 5 foi lançado. O jogo foi desenvolvido às pressas para vencer um acordo de licenciamento que expirava entre a Activision e Tony Hawk, e o resultado foi um desastre imperfeito e impossível de jogar. Existem poucas qualidades redentoras neste jogo, se houver alguma. Foi uma decepção monumental e facilmente um dos piores videogames de todos os tempos.
4 2016: No Man’s Sky
No Man’s Sky deve ser ensinado em aulas de marketing sobre como NÃO comercializar um produto. Hello Games basicamente disse que No Man’s Sky seria o melhor jogo de todos os tempos, e o diretor Sean Murray o publicou em vários canais de mídia como The Late Show with Stephen Colbert . Só para o jogo saiu e revelou que era tudo menos o melhor jogo de todos os tempos. Era uma casca simplista de seu eu ambicioso e mercadológico, e as pessoas se sentiam traídas. Houve inúmeras atualizações ao longo dos anos que tornaram o jogo melhor, mas nada pode conter a decepção de seu lançamento.
3 2017: Mass Effect: Andromeda
O que aconteceu com a série Mass Effect é uma farsa completa. Os dois primeiros jogos são lembrados com carinho por suas histórias legitimamente grandes e caminhos intrigantes e ramificados. Então Mass Effect 3 saiu e estragou totalmente o final. E então Mass Effect: Andromeda manchou completamente o legado da série. Todos nós nos preparamos para a decepção depois que os vídeos infames de animação facial viralizaram, mas ainda não estávamos preparados para o quão ruim este jogo era. Como um grande programa de TV com um final terrível, Andrômeda arruinou retroativamente toda a série. Womp womp.
2 2018: Fallout 76
Palavras não podem começar a descrever a decepção que foi Fallout 76 . A marca Fallout se tornou um dos maiores nomes da história do RPG, e enquanto Fallout 4 parecia azedar a série para um segmento da base de fãs, as expectativas ainda eram altas para 76 . Quer dizer, é um jogo multiplayer de mundo aberto ambientado no universo Fallout ! O que há para não amar !? Muito, aparentemente, porque o jogo estava totalmente destruído por seu design terrível, falta de NPCs e questões técnicas desconcertantes. O jogo se tornou um meme, e quase manchou a marca Fallout . Sinceramente, não sabemos se isso pode voltar.
1 2019: Dias se Passaram
A Sony dominou totalmente a oitava geração de consoles com exclusividades como God of War , Spider-Man e Horizon: Zero Dawn . Infelizmente, o difícil histórico de acreditar terminou com Days Gone . Days Gone recebeu críticas particularmente medíocres de críticos profissionais, que citaram sua história e personagens sem graça, gráficos abaixo da média, design de missão repetitiva e mecânica de jogo de mundo aberto banal. Certamente não é um jogo terrível, mas todos esperávamos muito mais de um exclusivo PlayStation 4. Days Gone cheirava a mediocridade de orçamento médio.